quarta-feira, 9 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Trump anuncia que vai divulgar tarifas sobre o Brasil em breve

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que o Brasil ‘não tem sido bom’ para o seu país e que deverá anunciar novas tarifas sobre produtos brasileiros entre esta quarta e quinta-feira (10). A declaração foi dada durante um almoço multilateral com líderes africanos na Casa Branca, quando Trump respondia perguntas sobre as cartas enviadas a diversos países notificando alíquotas tarifárias.

Nos últimos dias, Trump também manifestou apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, classificando as investigações contra ele como uma ‘caça às bruxas’ e pedindo que ele seja deixado em paz. Essas declarações foram feitas em sua rede social Truth Social, com publicações na segunda e terça-feira reforçando sua defesa do ex-presidente.

Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou na segunda-feira (7) que o Brasil é um país soberano e não aceitará interferência externa. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que há um ‘grau de incerteza’ nas declarações de Trump sobre as tarifas, mas destacou que o Brasil mantém um diálogo técnico com o governo dos EUA para lidar com a situação.

Até o momento, diversos países já receberam notificações oficiais dos Estados Unidos comunicando a aplicação de tarifas sobre seus produtos importados, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump. As alíquotas variam entre 20% e 40%, dependendo do país e do acordo comercial vigente.

Entre as nações notificadas estão: África do Sul (30%), Argélia (30%), Bangladesh (35%), Bósnia e Herzegovina (30%), Brunei (25%), Camboja (36%), Cazaquistão (25%), Coreia do Sul (25%), Filipinas (20%), Indonésia (32%), Iraque (30%), Japão (25%), Laos (40%), Líbia (30%), Malásia (25%), Myanmar (40%), Moldávia (25%), Sérvia (35%), Sri Lanka (30%), Tailândia (36%) e Tunísia (25%).

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas