quarta-feira, 23 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Soluções biológicas na agricultura aliam maior produtividade e preservação da biodiversidade

O Brasil é líder mundial em agricultura sustentável e a crescente conscientização sobre as práticas amigáveis ao meio ambiente tem impulsionado a utilização de soluções biológicas. O setor registrou alta de 15% na safra 2023/2024 com a comercialização de produtos que, além de contribuírem para a preservação da biodiversidade, potencializam a rentabilidade do produtor rural. 

Uma iniciativa que vem se destacando como uma prática sustentável eficaz é o uso de inoculante biológico que capta o nitrogênio do ar para disponibilizar às plantas.

As soluções biológicas referem-se a produtos e técnicas baseadas em organismos vivos ou substâncias derivadas deles, usados para melhorar a produtividade agrícola de forma sustentável. Elas reduzem a dependência de insumos químicos sintéticos e promovem um manejo mais equilibrado do solo e das culturas. 

Pela ação dos organismos vivos ou das substâncias naturais, as plantas são beneficiadas com o crescimento saudável, pois há ganhos para a fertilidade do solo e no combate a pragas e doenças. 

A adoção de soluções biológicas tem a capacidade de aumentar a resistência das plantas aos estresse causado por organismos vivos, que afetam negativamente seu crescimento, ou por condições ambientais, como, seca, inundações e temperaturas extremas na lavoura.

Um estudo, realizado pela consultoria Blink e divulgado pela associação CropLife Brasil (CLB), revelou que o uso de bioinsumos nas lavouras brasileiras é adotado, principalmente, nas culturas de soja (55%), milho (27%) e cana-de-açúcar (12%). Algodão, café, citros e hortifrútis somam 6%. Esse mercado inclui biodefensivos, inoculantes, bioestimulantes e solubilizadores.

Outra consequência da aplicação de soluções biológicas é a economia, devido à redução dos custos com produtos químicos e tratamentos adicionais para o solo e para as plantas. Não é por acaso que 64% dos produtores brasileiros utilizaram-se de biofertilizantes durante o ano de 2024 e 61% adotaram biodefensivos nas lavouras no mesmo período, segundo pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company. 

Mercado de inovações

Apesar dos números positivos, o Brasil tem desafios para manter o mercado de bioinsumos crescendo, entre eles a necessidade de buscar novas formulações e tecnologias em produtos biológicos

No entanto, o setor já conta com iniciativas inovadoras voltadas para a agricultura de baixo impacto ambiental e eficazes no aumento da produtividade no campo, beneficiando até mesmo as culturas voltadas à exportação.

Uma das iniciativas no mercado brasileiro propõe captar o nitrogênio do ar e disponibilizá-lo diretamente nas folhas das plantas, algo inovador no segmento de inoculantes biológicos. O nitrogênio é um nutriente essencial para diversas culturas agrícolas alcançarem seu potencial e um dos insumos mais caros para os agricultores a cada safra.

A inovação biológica tornou-se viável aos produtores rurais por meio do produto Utrisha™ N, desenvolvido pela Corteva Biologicals. A empresa, líder no mercado de soluções biológicas, desenvolveu o fixador de nitrogênio foliar para melhorar a eficiência nutricional dos cultivos de soja, milho e batata. 

Para fornecer nitrogênio durante todo o ciclo da cultura, o Utrisha™ N contém a bactéria Methylobacterium symbioticum, que entra pelas pequenas aberturas nas folhas, chamados estômatos. Depois de aplicado o produto, a bactéria se espalha e converte o nitrogênio do ar em nitrogênio amônio, que é mais fácil de ser usado pela planta.

A solução permite que as culturas tenham maior aporte desse nutriente e se desenvolvam adequadamente, minimizando os riscos de deficiência nutricional. Além disso, por ser um produto biológico, não deixa resíduos, atendendo às exigências internacionais.

“A cada dia, os biológicos estão transformando a agricultura, aumentando a rentabilidade e o cuidado com todo o ecossistema. Por isso, unimos a responsabilidade e o cuidado com a natureza ao desempenho e à produtividade na lavoura”, afirma Robson Mauri, diretor de Marketing da Corteva Biologicals.

Em 2023, a Corteva Agriscience adquiriu importantes empresas do setor, como a Symborg e a Stoller, passando a oferecer o portfólio mais completo do mercado interno ao produtor rural brasileiro. Iniciativas como a da multinacional são um exemplo de que é possível superar os desafios do campo com tecnologia e potencializar a produtividade das lavouras até mesmo em condições adversas, provando que as soluções biológicas são mais do que uma aposta, mas sim uma tendência consolidada para produzir com sustentabilidade.

Foto: shutterstock

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas