domingo, 22 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

SC: plantio da soja atinge mais de 40% em Mafra

O plantio da safra de soja 2024/25 em Mafra, no Planalto Médio de Santa Catarina, tem avançado nos últimos dias, beneficiado pelo tempo mais firme na região. Até a última sexta-feira (1º), cerca de 40% da área estimada de 10 mil hectares havia sido semeada, conforme informou a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia).

Segundo o departamento técnico da Copérdia, a última chuva registrada na região ocorreu em 26 de outubro, mas as previsões indicam que novas precipitações devem ocorrer ainda nesta semana. Com isso, a expectativa é que as condições climáticas se mantenham favoráveis para o andamento da lavoura.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A cooperativa projeta uma produtividade média de 4.020 quilos por hectare para a safra de soja 2024/25 em Mafra, um aumento em relação aos 3.600 quilos por hectare registrados na temporada passada, que foi prejudicada pela estiagem na região.

Em relação à área plantada, o levantamento da Safras & Mercado indica que a safra de soja de 2024/25 em Santa Catarina deve ocupar 830 mil hectares, um crescimento de 2,5% em comparação aos 810 mil hectares cultivados na safra anterior.

Até a última sexta-feira (1º), o plantio no estado atingia 30% da área prevista, um avanço considerável em relação aos 7% registrados na semana anterior e aos 23% do mesmo período do ano passado. A média histórica para o plantio nesta data nos últimos cinco anos é de 22,4%.

A produção estimada para a safra de soja 2023/24 é de 3,171 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 5,8% em relação ao número de 2,998 milhões de toneladas colhidas na temporada passada. O rendimento médio das lavouras também deve ser superior, alcançando 3.840 quilos por hectare, contra 3.720 quilos por hectare na safra anterior.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas