segunda-feira, 12 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Resistência aos antimicrobianos é tema de fórum em Brasília

Brasília foi sede do I Fórum RAM AGRO 2025 – Aves e Suínos. Na ocasião, foram debatidos os resultados do Programa de Vigilância e Monitoramento em Aves e Suínos e a necessidade do uso responsável de antimicrobianos em animais.

A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública, com impactos significativos na saúde humana e animal. O tema é abordado globalmente sob a perspectiva da Uma Só Saúde, que integra as áreas de saúde humana, animal e ambiental.

O uso responsável e prudente de antimicrobianos em animais, além de promover a saúde e o bem-estar animal, é essencial para o controle e a prevenção da resistência de microrganismos a antibióticos.

Os resultados levam em consideração o andamento do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), atualmente em sua 2ª etapa (2023-2027), bem como os resultados da 1ª fase do Programa de Vigilância e Monitoramento da Resistência aos Antimicrobianos. A Secretaria de Defesa Agropecuária foi a responsável pelo encontro.

Os resultados do Programa de Vigilância e Monitoramento foram reapresentados ao setor produtivo de aves e suínos, representado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Durante o evento as empresas do setor de aves e suínos compartilharam seus cases, projetos e iniciativas voltadas à redução da necessidade de uso de antimicrobianos em suas cadeias produtivas. Estiveram presentes BRF S.A., Seara Alimentos, Frimesa e C. Vale Cooperativa Agroindustrial.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Fórum teve como objetivo mapear os cenários atuais e viabilizar, junto ao setor produtivo, a pactuação de medidas concretas relacionadas ao tema, entre as quais:

  • Assumir compromissos para reduzir a necessidade do uso de antimicrobianos, por meio do fortalecimento das medidas de biosseguridade, higiene, prevenção de infecções, melhoria do bem-estar animal e boas práticas veterinárias, especialmente quanto ao uso de antimicrobianos pertencentes a classes consideradas de importância crítica para a medicina humana;
  • Estabelecer protocolos para o uso racional de antimicrobianos no tratamento dos principais tipos de infecções;
  • Incentivar a produção de conhecimento, pesquisas e inovações voltadas a estratégias de contenção da resistência aos antimicrobianos (RAM) na agropecuária, considerando a realidade e as particularidades brasileiras; e
  • Desenvolver ações robustas e efetivas de comunicação e capacitação para todos os elos da cadeia produtiva, promovendo o uso racional e responsável de antimicrobianos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi representada no evento pela Embrapa Suínos e Aves, que apresentou os trabalhos de pesquisa em andamento sobre o tema e participou dos debates.

Resistência aos antimicrobianos

Os médicos veterinários devem seguir rigorosamente seu código de conduta profissional e prescrever antimicrobianos com base em critérios clínicos e epidemiológicos, preferencialmente respaldados por diagnóstico laboratorial. A prescrição não deve ser influenciada por incentivos econômicos, e a quantidade indicada deve limitar-se à necessária para o tratamento dos animais sob sua responsabilidade.

A próxima edição do Fórum, que integra as ações do PAN-BR AGRO, está prevista para o segundo semestre de 2025.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas