quarta-feira, 2 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Produção de soja no Matopiba deve crescer 11% ao ano na próxima década

A produção de soja dos estados do Matopiba, áreas produtivas que abrangem os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, registrou crescimento médio de 114% nas últimas dez safras. É o que dizem os números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao se considerar os resultados da temporada 2014/15 e o estimado para o ciclo 2024/25.

De acordo com projeção da datatech EEmovel Agro, a tendência de crescimento da região para a próxima década é de 11,01% ao ano. Quando analisada a produção total de grãos, o crescimento na última década foi de 84,32%, com uma média anual de 8,43%.

A região também se destaca pela diversidade de suas propriedades rurais, que vão desde pequenas fazendas familiares até grandes áreas de cultivo.

Tais características a diferem do Centro-Oeste, por exemplo, onde lavouras de milhares de hectares imperam. A título de comparação, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal tiveram incremento de 104,8% na produção da oleaginosa nos últimos dez anos.

Para o engenheiro agrícola e diretor da datatech, Luiz Almeida, a variedade do Matopiba permite que empresas segmentem suas ações de forma mais precisa, considerando o perfil e a escala de produção de cada produtor.

Condições favoráveis à soja

Outro fator que contribui para o potencial do Matopiba é a combinação de condições climáticas favoráveis, solos férteis e infraestrutura logística em expansão. Conforme Almeida, essa junção de fatores tem sido decisiva para impulsionar o desenvolvimento da região.

“O crescimento observado nos últimos anos é expressivo, mas o potencial do Matopiba ainda está longe de atingir seu limite. Com a modernização da infraestrutura viária e ferroviária, o escoamento da produção tem se tornado mais eficiente, reduzindo custos e ampliando a competitividade da região no mercado nacional e internacional”, destaca.

Milhões de hectares no Matopiba

A região do Matopiba abriga mais de 324 mil estabelecimentos agrícolas, ocupando uma área de aproximadamente 73 milhões de hectares, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa extensão faz com que a região tenha uma participação significativa na produção de grãos e fibras do Brasil. O oeste da Bahia, por exemplo, é uma das áreas que mais cresce na expansão da fronteira agrícola nacional, registrando seguidos recordes nacionais quando o assunto é produtividade de soja. Para esta safra, por exemplo, a projeção é que sejam colhidos quase 4 mil quilos do grão por hectare.

“O Matopiba é uma área com características únicas, que exige um olhar atento para os biomas, condições climáticas, o tipo de solo e a estrutura logística disponível. Empresas que investirem com inteligência nesse território poderão colher excelentes resultados, aproveitando um cenário de crescimento contínuo e de grande potencial produtivo”, considera.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas