quinta-feira, 24 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Preço do arroz cai pela 11ª semana consecutiva

Os preços do arroz em casca caíram pela 11ª semana consecutiva, mas em menor intensidade na última, informa o Centro de Pesquisas de Economia Aplicada (Cepea).

Entre 11 e 17 de abril, a média ponderada do estado do Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no Brasil, representada pelo Indicador Cepea/Irga-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista), recuou 0,26%, fechando a R$ 76,04/saca de 50 kg na quinta-feira (17).

As cotações semanais seguem em queda desde início de fevereiro, e a média parcial de abril é a menor desde outubro de 2022.

Outras explicações para queda no arroz

Pesquisadores do Centro de Pesquisa explicam que a Semana Santa, com feriado prolongado, reduziu a liquidez no mercado da casca. Segundo o Cepea, produtores deram maior atenção aos trabalhos de campo, que caminham para a reta final, apesar das chuvas terem prejudicado o avanço da colheita no Sul do país.

“Atacadistas e varejistas não mostraram grande interesse de compra a ponto de impactar a demanda de engenhos, apesar da necessidade de aquisição sinalizada por unidades de beneficiamento”, informa o comunicado da entidade.

Sobre o Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP).

Suas atividades consistem no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, na realização de trabalhos inéditos com teor econômico-administrativo e na divulgação ampla dos resultados.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas