sábado, 20 de julho de 2024
Campo Grande
19°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Pesquisa mede emissões de metano em reprodutores angus

A Associação Brasileira de Angus, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, está conduzindo um experimento para medir as emissões de metano produzido no rúmen em 25 touros da raça angus.

O estudo, que vai até o dia 13 de julho, busca identificar animais com menor emissão de metano por quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido.

Para a medição, os touros provenientes de 14 propriedades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram equipados com arreios contendo dispositivos para aferição de metano, permitindo a coleta de amostras de ar ruminal.

Posteriormente, essas amostras serão enviadas para análise em laboratório, onde o metano liberado pelos reprodutores será quantificado.

Pecuária sustentável

Desde 2022, A associação e a Embrapa conduzem esse projeto desde 2022, com objetivo de avançar na sustentabilidade da pecuária. O projeto também inclui a prova de eficiência alimentar, realizada na primeira fase da pesquisa. Durante 45 dias, em ambiente de confinamento, os animais são submetidos a alimentadores eletrônicos para medir o consumo individual de alimentos.

Os principais parâmetros avaliados são o consumo alimentar residual (CAR) e o ganho de peso residual (GPR), sendo considerados mais eficientes os touros com CAR negativo e GPR positivo.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas