domingo, 21 de julho de 2024
Campo Grande
30°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Operação desmonta esquema de produção ilegal de ração para animais

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (10) desmantelou um esquema de produção e comercialização irregular de alimentos para animais no Maranhão.

A ação, denominada “Ossos do Ofício”, resultou na apreensão de cerca de 50 toneladas de produtos impróprios para consumo, além de 12 toneladas de matérias-primas em situação irregular e aproximadamente 500 quilos de produtos veterinários também irregulares.

A operação destruiu mais de 21 toneladas de ossos em estado natural.

A investigação revelou que processavam resíduos de abate de bovinos em condições insalubres, em locais sem condições higiênico-sanitárias, e os utilizavam na fabricação de suplementos e produtos terapêuticos para animais.

A empresa responsável pela produção irregular não possuía registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ela falsificava o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), enganando consumidores e colocando em risco a saúde animal e humana.

Os produtos eram comercializados em lojas agropecuárias e diretamente aos produtores rurais. O esquema que envolvia a falsificação de documentos e a sonegação de impostos.

A operação contou com a participação de diversas instituições, incluindo o Mapa, o Ministério Público e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhã.

O processamento inadequado de resíduos aumenta o risco de transmissão de doenças como a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como “vaca louca”.

O armazenamento inadequado de resíduos pode levar à proliferação de bactérias como a Clostridium botulinum, causadora do botulismo.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas