Há duas décadas, uma área com sete mil metros quadrados, com 200 espécies de árvores catalogadas e uma horta, é um oásis de preservação ambiental em uma das vias mais movimentadas do bairro da Mooca, na Zona Leste da cidade de São Paulo.
Aberta à população, a Horta das Flores, que fica ao lado da Radial Leste, foi totalmente reformada e recebeu uma estufa. O novo equipamento de agricultura foi entregue por meio do programa Sampa+Rural.
O objetivo do programa é agregar em um único ambiente informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável, onde qualquer cidadão possa explorar e descobrir as zonas rurais da cidade.
Agora, a Horta das Flores está preparada para receber plantio, visitas e capacitações. Através de um processo colaborativo, a estufa do local foi reformada e a estrutura ganhou um filme plástico, difusor que é próprio para o ambiente.
Toda semana, de três a quatro escolas visitam o espaço e universitários que estudam na região, colaboram no manejo dos cultivos. “Nosso foco é educação ambiental, então a gente tem uma variedade muito grande de ervas”, disse José Luiz Fazzio, presidente da Associação Verditude de São Paulo.
A Horta das Flores fica na avenida Alcântara Machado, no bairro da Mooca, em São Paulo.