sábado, 23 de novembro de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Ministro pede à China instalação de fábrica de máquinas agrícolas no Brasil

Durante a solenidade de testagem de máquinas agrícolas chinesas em Apodi, Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (2), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, convidou o embaixador da China, Zhu Qingqiao, a instalar uma fábrica no país.

Em seu discurso, o ministro Teixeira destacou a importância da mecanização para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil e a necessidade de ampliar o acesso dos agricultores a máquinas e equipamentos adequados à realidade local.

“Este é o momento pra convidar o embaixador da China a instalar uma empresa produtora de máquinas agrícolas para que consigamos dar um salto na mecanização dessa agricultura pungente, potente e nordestina que ensina o Brasil e o mundo a trabalhar nesse contexto de mudanças climáticas”, disse Paulo Teixeira. 

O embaixador Zhu Qingqiao se mostrou receptivo ao convite e destacou o interesse da China em fortalecer a parceria com o Brasil na área da agricultura.

“Nós temos uma meta comum de promover ainda mais a mecanização, a prosperidade para todos e, em seguida, ampliar para as áreas de comercio, investimentos, social, ciência, tecnologia e inovação e trazer benefícios para todo o povo de todas as regiões e de todas as camadas sociais”, afirmou o embaixador.

Máquinas agrícolas da China

Atualmente, 30 equipamentos agrícolas de pequeno porte fabricados na China estão passando por testes no Rio Grande do Norte.

O primeiro contêiner chegou no dia 16 de janeiro, com 14 máquinas, entre trator de esteira, cultivador, plantadeira, colheitadeira e semeadoura de alta precisão, além de equipamentos como arado de disco e um reboque para trator.

“É apenas o começo dessa parceria para incrementar a mecanização da agricultura familiar, responsável pela maior parte dos alimentos que chega à mesa do povo brasileiro, principalmente do Nordeste, responsável por mais de 50% dessa produção”, afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

O acordo, fechado entre brasileiros e a Universidade Agrícola da China, prevê um período de testes para identificar os itens do maquinário que se adaptam ao dia a dia da produção em território nacional.



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas