Análise da plataforma Grão Direto traz os fatos mais importantes do mercado da soja e do milho na semana.
Mercado da soja
Feriado: nesta segunda-feira (19) não haverá referência de Chicago devido ao feriado do “Dia do Presidente”, nos Estados Unidos. Com isso, espera-se um dia com poucas negociações e atividade reduzida nos mercados.
Importações chinesas: a China retornará às atividades de mercado esta semana, porém sem grandes expectativas de realizar compras significativas. A economia do país asiático ainda está passando por momentos difíceis.
Bolsa de Chicago: é possível que o mercado de soja em Chicago tenha mais uma semana negativa. Assim, o mercado físico brasileiro tende a seguir o mesmo comportamento.
Produção argentina: há excelentes expectativas em relação à safra argentina de soja, apontando para uma produção superior a 50 milhões de toneladas.
Comportamento do milho
Exportações: de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de milho estão 15% maiores que as do mesmo período do ano passado.
Ritmo de embarques: apesar do envio de milho brasileiro ao exterior estar em ritmo acelerado, espera-se que comece a cair de forma gradativa nas próximas semanas.
Cotações: é possível que as cotações de milho continuem em tendência de baixa nesta semana.