segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Mato Grosso do Sul se destaca como polo florestal do Brasil; entenda

O estado de Mato Grosso do Sul consolidou-se como um dos maiores polos florestais do Brasil, com um crescimento significativo impulsionado pelos sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, em apenas uma década, a área de florestas plantadas no estado aumentou 88%.

Em 2014, Mato Grosso do Sul registrava 833 mil hectares de florestas plantadas; no ano passado, esse número ultrapassou 1,5 milhão de hectares. Em 2024, a área cresceu 15% no estado.

Destes, 99,5% correspondem ao eucalipto, destinado à indústria de celulose. Mato Grosso do Sul ocupa a vice-liderança no ranking nacional de árvores plantadas, atrás apenas de Minas Gerais, e busca ser o primeiro estado Carbono Neutro do Brasil até 2030.

Crescimento sem impacto na pecuária

A expansão florestal do estado é acompanhada por um aumento na capacidade de integrar diferentes atividades. No que se refere aos sistemas integrados de produção, como a ILP e a ILPF, Mato Grosso do Sul é o líder nacional, com mais de três milhões de hectares nessas modalidades.

O crescimento da área de florestas plantadas não prejudicou a pecuária. Em 20 anos, o estado reduziu suas áreas de pastagens em mais de 15%, muitas delas convertidas para o cultivo de eucalipto, sem impactar a produção de carne, que aumentou em quase 10% no mesmo período.

Essa situação demonstra que a intensificação e o uso inteligente da terra, por meio da integração, permitem ao pecuarista ceder áreas para outras culturas e ainda assim aumentar sua produção. O estado, portanto, se destaca na implementação de práticas sustentáveis que favorecem tanto a agricultura quanto a pecuária.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

www.canalrural.com.br