O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na última segunda-feira (7) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Ángel Manero Campos. O encontro, realizado na sede do Ministério da Agricultura em Brasília, teve como objetivo a ampliação das relações de comércio entre os dois países.
Dentre outros pontos, o ministro Fávaro destacou que uma relação comercial equilibrada é baseada em trocas mútuas. Os principais produtos que a delegação peruana se interessou em importar para o Brasil são a batata, o morango e a framboesa. Da mesma forma, o Brasil tem interesse em avançar na exportação de carne de aves para o país.
Faváro afirma que, “Como diz o presidente Lula, ele nos dá a missão de percorrer o mundo abrindo mercados e negociando. Mas, para vender, também é preciso comprar. Estamos apostando muito na ampliação das relações comerciais com o Peru”.
Outro ponto de destaque foi a vantagem estratégica proporcionada pelo Porto de Chancay, na costa peruana. A estrutura pode representar uma rota mais ágil para o comércio entre os dois países promovendo maior integração logística e redução dos custos.
Por fim, o ministro também mencionou a robustez do sistema sanitário brasileiro. Fávaro relembrou que o país é um dos poucos que não apresenta registro de gripe aviária em seus plantéis comerciais.