terça-feira, 2 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Mais de 2.100 vacas: conheça a maior fazenda leiteira do país

Com mais de 2.100 vacas holandesas em lactação, puras de origem, que chegam a uma produção média de 98.921 quilos de leite por dia, a maior fazenda leiteira do Brasil está localizada em Araras, no interior de São Paulo.

Segundo o Ranking TOP 100 2025, da MilkPoint, que reúne os maiores produtores do país, a Fazenda Colorado ocupa a primeira colocação, com a comercialização de 36,2 milhões de litros da bebida em 2024.

Por lá, tudo começou há 155 anos, quando a Fazenda Bom Jesus, que daria origem à Colorado, foi comprada. Mais de 50 anos depois, em 1923, houve a construção do primeiro estábulo para auxiliar no manejo do gado leiteiro.

A partir de então, a produção nunca parou, até chegar ao ano de 2021, quando a Colorado se tornou a primeira granja leiteira do Brasil a produzir 100.000 litros de leite em apenas um dia, recebendo o certificado internacional de Bem Estar Animal pela WQS.

Fazenda Colorado - SP
Foto: Divulgação Fazenda Colorado

E essa não é a única gigante leiteira do estado de São Paulo: entre as 10 maiores produtores nacionais, outras duas figuram no ranking: a Fazenda São José (33,9 milhões de litros), em Tapiratiba, na região de Campinas, que ocupa a terceira posição; e a Fazenda Santa Rita (23,1 milhões de litros), em Descalvado, região central paulista, na sexta colocação.

Para o gerente de pecuária da Fazenda Colorado, José de Carvalho, os últimos anos foram essenciais para que os grandes produtores ampliassem ainda mais a produção de leite. Entretanto, medidas e ações estratégicas são fundamentais para promover o segmento em geral.

“Eu vejo como fundamental a construção de políticas e programas que incentivem a organização da cadeia produtiva como um todo, sempre em parceria com a Secretaria da Agricultura, órgãos públicos e entidades do setor. Esse alinhamento pode potencializar o protagonismo de São Paulo na produção de leite e contribuir para que o estado volte a se destacar no cenário nacional”, frisa.

Produção leiteira de São Paulo

A produção de leite em São Paulo atingiu 1,7 bilhão de litros em 2024, conforme dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

O volume representou um aumento de aproximadamente 6% em relação ao ano anterior. Essa capacidade coloca São Paulo entre os cinco principais produtores nacionais, ficando atrás de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, respectivamente.

Para apoiar o desenvolvimento da pecuária leiteira paulista, por meio da modernização de técnicas de manejo e da adoção de tecnologias de produção, a Secretaria de Agricultura, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio (FEAP), mantém a linha FEAP Leite Agro SP.

“A linha FEAP Leite representa uma oportunidade para o produtor modernizar sua atividade, melhorar a qualidade do leite e reduzir custos de produção. Com crédito acessível, em condições diferenciadas, o produtor consegue investir em genética, nutrição e infraestrutura, garantindo mais produtividade e competitividade. É o apoio direto do governo, por meio da SAA, para fortalecer a pecuária leiteira no estado e assegurar o sustento das famílias no campo”, destacou o secretário executivo Felipe Alves.

Além da linha de financiamento para o produtor, a SAA também possui uma iniciativa que permite ao poder público estadual adquirir produtos diretamente de agricultores familiares, por meio de suas cooperativas: o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Somente em 2025, até agosto, foram mais de R$ 21 milhões, cerca 4,6 milhões de litros de leite em compras públicas de leite da agricultura familiar.

Investimento no setor

Com a finalidade de apoiar o desenvolvimento da pecuária leiteira paulista, por meio da modernização de técnicas de manejo e da adoção de tecnologias de produção, a Secretaria de Agricultura, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio (FEAP), mantém a linha FEAP Leite Agro SP.

“A linha FEAP Leite representa uma oportunidade para o produtor modernizar sua atividade, melhorar a qualidade do leite e reduzir custos de produção. Com crédito acessível, em condições diferenciadas, o produtor consegue investir em genética, nutrição e infraestrutura, garantindo mais produtividade e competitividade. É o apoio direto do Governo, por meio da SAA, para fortalecer a pecuária leiteira no Estado e assegurar o sustento das famílias no campo”, destacou o secretário executivo Felipe Alves.

Além da linha de financiamento para o produtor, a SAA também possui uma iniciativa que permite ao poder público estadual adquirir produtos diretamente de agricultores familiares, por meio de suas cooperativas: o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Somente este ano, até agosto de 2025, foram mais de R$21 milhões, cerca 4,6 milhões de litros de leite em compras públicas de leite da agricultura familiar.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas