quinta-feira, 23 de maio de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

Mais área, menos produção. Conab divulga números da safra de soja

O 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 divulgado nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ajustou o tamanho da área plantada e a estimativa de produção de soja no Brasil.

Foram identificadas novas lavouras no Maranhão, Goiás, Pará, em Mato Grosso, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Assim, projeta-se que 45,7 milhões de hectares foram dedicados à cultura na atual temporada, espaço 3,8% superior ao semeado na safra passada e cerca de 500 mil hectares a mais do que o indicado no levantamento anterior.

Quanto à produção da oleaginosa, a entidade aponta em 147,68 milhões de toneladas, redução de 4,5% sobre a temporada anterior. No entanto, caso a condição de catástrofe climática não tivesse ocorrido no Rio Grande do Sul, a colheita projetada pela Conab seria superior a 148,4 milhões de toneladas.

Na divulgação do levantamento, a Companhia afirmou que as produtividades médias de soja foram inferiores às da safra passada em quase todo o país, reflexo das condições climáticas adversas ocorridas durante a implantação e o desenvolvimento da cultura, com falta e excesso de chuva em épocas importantes do ciclo.

Além disso, a revisão na área cultivada fez a entidade apontar a quantidade de soja exportada neste ano em 92,5 milhões de toneladas. Contudo, as projeções tendem a ser revisadas à medida que os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul forem dimensionados.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas