terça-feira, 23 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Leite: Produção global elevada pode segurar preços até dezembro

Diante de uma produção global de leite elevada, a tendência é que as cotações internacionais do produto enfrentem alguma pressão de baixa até o final do ano. O cenário é resultado do crescimento contínuo de produtividade nos principais exportadores, conforme análise divulgada pelo Centro de Inteligência do Leite (Cileite), da Embrapa.

A nota de conjuntura de setembro aponta que a expansão ocorre principalmente nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Aqui no Brasil, a produção de leite também está acelerada, reflexo da melhor rentabilidade nos últimos anos. “O segundo trimestre de 2025 registrou um expressivo crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024, sendo o décimo trimestre consecutivo de expansão na produção”, diz a Embrapa Gado de Leite.

Além disso, o Brasil atingiu um recorde histórico na série que contabiliza os últimos 12 meses, com 26,1 bilhões de litros produzidos. Enquanto isso, a perspectiva é que esse volume continue subindo, especialmente com investimentos de grandes produtores.

Produção em alta, mas e o preço pago ao produtor?

A Embrapa destaca que o preço pago ao produtor de leite, apesar de ter começado o ano em um bom patamar, exibe sinais de declínio desde abril. Para o final de 2025, a entidade prevê um cenário mais desafiador, mas com ressalvas.

“A demanda por lácteos não cresceu no mesmo ritmo da oferta. Apesar dos desafios, não deve ser tão desfavorável quanto o segundo semestre de 2023, que foi marcado por margens muito apertadas”, diz.

Entretanto, no âmbito de custos de produção o contexto continua favorável para o produtor por causa dos preços baixos de soja e milho. O alerta, porém, fica por conta do clima e das margens apertadas no setor de grãos. Tudo isso, somado a escassez de crédito e taxas de juros mais altas, é um ponto de atenção no campo.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas