terça-feira, 18 de março de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Invasões de terra: FPA denuncia avanço de casos e cobra providências urgentes

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu nesta terça-feira (18) para discutir o avanço das invasões de terras no Brasil, com foco no sul da Bahia e no Espírito Santo. Durante o encontro, parlamentares relataram casos de grupos armados que invadem propriedades, roubam e expulsam produtores rurais de suas terras.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), destacou que a situação na Bahia extrapola a disputa por terras e revela a atuação de organizações criminosas. Segundo ele, o problema envolve questões de justiça e segurança pública que demandam uma resposta urgente das autoridades.

“Bandos armados estão tirando produtores de suas casas com a conivência do governo do estado. Precisamos de medidas importantes do Tribunal de Justiça da Bahia e do Conselho Nacional de Justiça, onde solicitamos uma audiência. Aqui em Brasília, vamos trabalhar para evitar uma batalha campal na região”, afirmou Lupion.

Denúncias sobre crimes rurais e insegurança no campo

O deputado Evair de Melo (PP-ES) alertou para a atuação de novos grupos, como o Movimento de Luta pela Terra (MLT), que se somam ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na realização de invasões violentas.

Ele ressaltou que esses grupos vêm promovendo saques e violência contra os produtores rurais, tornando a Bahia uma “zona de guerra”.

“Esses grupos são quadrilhas organizadas que invadem propriedades. Estamos nos aproximando da safra do café e eles já estão roubando café verde de dentro das lavouras. A Bahia virou a Faixa de Gaza do Brasil”, disse Mello.

O ex-ministro da Cidadania João Roma reforçou que o crime organizado está explorando áreas produtivas de alto valor econômico, muitas vezes manipulando pessoas para que sejam identificadas como sem-terra ou indígenas, enquanto as terras são ocupadas ilegalmente sem intervenção efetiva das autoridades.

“Estamos atingindo um nível de risco muito alto, com a anuência de muitos que deveriam conter a situação. Existem formas de resolver o problema e a FPA atuará para impedir que esse cenário se agrave ainda mais”, afirmou Roma.

Cobrança por medidas urgentes do governo

A bancada ruralista também cobrou providências do governo federal. O deputado Zé Trovão (PL-SC) foi enfático ao afirmar que o Executivo precisa agir imediatamente para conter os invasores e evitar prejuízos ainda maiores ao agronegócio brasileiro.

“O governo federal precisa aparecer e acabar com tudo o que ele mesmo reforça. É inadmissível ver o governo paralisado enquanto os crimes acontecem. Se nós ficarmos aqui só na discussão do microfone, esses invasores vão tomar o nosso país”, declarou o parlamentar.

A FPA pretende pressionar o governo e as autoridades judiciais para que medidas concretas sejam tomadas a fim de garantir a segurança no campo e a proteção dos produtores rurais. O grupo já solicitou reuniões com o Tribunal de Justiça da Bahia e com o Conselho Nacional de Justiça para discutir o tema e buscar soluções efetivas para conter a escalada da violência no setor agropecuário.

A insegurança no campo e as dificuldades logísticas continuam sendo entraves para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Com a proximidade da safra de café e outras culturas, a preocupação com novas invasões aumenta, exigindo respostas rápidas das autoridades para evitar prejuízos à produção e garantir a ordem nas regiões afetadas.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas