quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Grama estrela roxa irrigada: como a nutrição e o manejo garantem o lucro

Pecuaristas, o uso de irrigação para otimizar a produção de forragem tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum. João Paulo, de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, tem uma dúvida: vale a pena investir num piqueteamento de grama estrela africana roxa irrigada? Assista ao vídeo completo abaixo e confira a resposta detalhada.

Nesta quarta-feira (25), o engenheiro agrônomo Március Gracco, da Intensifique Consultoria Agropecuária, respondeu à pergunta no quadro “Giro do Boi Responde”.

Ele explica que a grama estrela é, sim, uma excelente opção, mas o sucesso do investimento depende de um manejo adequado para desenvolver todo o seu potencial e transformá-lo em lucro.

O potencial da grama estrela: além da produtividade

Capim grama-estrela-africana. Foto: Divulgação

A grama estrela africana roxa, assim como outras forrageiras (zuri, mombaça), tem um grande potencial de produtividade. No entanto, o potencial não se desenvolve sozinho; ele precisa ser cultivado com as seguintes estratégias de manejo:

  • Nutrição: É fundamental suprir a demanda de nutrientes da planta, com a aplicação de cálcio, magnésio, nitrogênio e outros minerais, a partir de uma análise de solo detalhada.
  • Manejo: A colheita do pasto deve ser feita de acordo com a fisiologia da planta. Muitos produtores, por erros de manejo, perdem parte do potencial de produtividade.

Március Gracco conta que já viu áreas com potencial de produzir 30 a 35 toneladas de matéria seca por ano, mas que, por erros de manejo, não colheram nem 15, o que se traduz em perda de dinheiro e de produtividade.

Para que o investimento na irrigação da grama estrela africana roxa valha a pena, é preciso colher o pasto com maestria e transformá-lo em arroba. O produtor precisa de uma gestão de precisão para garantir que o pasto seja consumido no ponto ideal de crescimento, que é o ponto de maturidade fisiológica.

O especialista ressalta que não basta a planta ter um potencial; é preciso desenvolvê-lo com fertilidade e manejo de colheita.

Com um manejo de alta precisão, a produtividade pode ser aumentada, o que se traduz em mais arrobas por hectare e, consequentemente, em maior lucro.

A grama estrela é uma excelente opção para quem busca produzir mais arrobas por hectare com irrigação, mas o retorno financeiro dependerá do planejamento e da execução no dia a dia.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas