quinta-feira, 23 de maio de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

Governo do Rio Grande do Sul mantém data da Expointer 2024

A 47ª edição da Expointer, um dos maiores eventos agropecuários da América Latina, segue confirmada para o período de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Como sinal da manutenção do evento, o prazo para inscrição das agroindústrias na Feira da Agricultura Familiar, uma das principais atrações da Expointer, acabou de ser prorrogado.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Márcio Dalbem, a prorrogação, até dia 31 de maio, foi decidida pela comissão organizadora do espaço.

A decisão visa garantir a ampla participação dos produtores, que enfrentam dificuldades de comercialização devido aos impactos das enchentes.

A expectativa é de que a feira seja um importante canal de vendas para produtos da agricultura familiar, como plantas, artesanato e alimentos processados.

Ampliaram o Pavilhão da Agricultura Familiar para esta edição, acrescentando 80 estandes a mais do que em 2023, totalizando 418 espaços disponíveis.

Parque inundado

Nos últimos dias, a inundação atingiu os 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, palco da Expointer.

Cancelaram a Fenasul/Expoleite, feira organizada pelo governo do estado, que estava programada para ocorrer no parque entre os dias 15 e 19 de maio.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), todas as atividades no local estarão paralisadas pelo menos até o dia 31 de maio, devido às enchentes que atingiram a região metropolitana, incluindo o parque, que até o momento se encontra sem acesso e possibilidade de uso por tempo indeterminado. Com isso, também estão paralisados, neste período, os trabalhos e atendimentos das equipes que atuam no local (setores de Provas, Comunicação, Relações Comerciais, Logística e Manutenção).

O Parque Assis Brasil possui uma área de 45,3 mil m² de pavilhões cobertos, 70 mil m² de área para exposição, 19 locais para julgamentos e nove espaços para leilões e auditórios.

Expointer sem aeroporto?

A realização da Expointer, maior feira agropecuária gaúcha, está mantida para o final de agosto, apesar da incerteza sobre a reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. A Fraport, operadora do aeroporto, deverá solicitar a prorrogação da suspensão dos voos por mais 90 dias, devido aos danos causados pelas enchentes que atingiram a região no início de maio.

O aeroporto segue inundado, com o nível da água ultrapassando 1,70 metros de altura.

Ainda não se sabe a extensão dos danos na pista, equipamentos e edificações.

A Anac determinou a suspensão da venda de passagens para os meses de julho a setembro, enquanto a situação não se normaliza.

A situação levanta preocupações sobre o impacto na logística e na chegada de visitantes para a Expointer, que tradicionalmente atrai um grande público de todo o país.

A organização da feira ainda não se pronunciou sobre possíveis medidas alternativas para garantir o acesso ao evento, caso o aeroporto permaneça fechado.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas