A casa do Canal Rural na 47ª Expointer foi palco do lançamento do Plano Safra 2024/25 para a agricultura familiar nesta quinta-feira (29).
Os recursos já haviam sido anunciados em julho, mas foram detalhados para os gaúchos levando em consideração a grande presença de produtores familiares no estado na feira.
Assim, foi lembrado que o volume destinado pelo governo federal ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/25 é superior a R$ 85 bilhões. Desse montante, R$ 76 bilhões são destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As taxas variam de 0,5% a 6% ao ano, conforme o tipo de produção.
Os desafios, agora, giram em torno das medidas que vão favorecer os produtores atingidos pela catástrofe climática a renegociarem dívidas e acessarem os recursos.
Auxílio aos produtores e empresas
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ressaltou que além da “desnegativação” do nome dos produtores e empresas gaúchas que estavam com o nome com restrição, o governo deve anunciar recursos para as cooperativas e uma nova linha de financiamento para a recuperação de solo.
Durante o evento na Casa do Canal Rural ainda foram assinados diversos convênios, como o lançamento do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar, uma iniciativa da Conab voltada para cooperativas e associações para facilitar o acesso a um maior número de políticas de compras públicas, tal como o programa de aquisição de alimentos.