Na última segunda-feira (8), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o decreto presidencial que designa 14 novos nomes para o cargo de adidos agrícolas, em substituição aos atuais, nas representações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior.
Foram nomeados os seguintes representantes:
- Rodrigo de Almeida para a embaixada do Brasil em Pretória na África do Sul;
- Caio Simão para Riade, Arábia Saudita;
- Juçara Duarte para Buenos Aires, Argentina;
- Eduardo Magalhães para Camberra, Austrália;
- Alessandro Cruvinel para Ottawa, Canadá;
- Tiago Oliveira para Seul, República da Coreia;
- Barbara Cordeiro para integrar a delegação brasileira junto às organizações internacionais econômicas sediadas em Paris, França;
- Roberto Razera para Nova Delhi, Índia;
- Carlos Turchetto para Jacarta, Indonésia;
- André Okubo para Tóquio, Japão;
- Luna Alves para o México, Estados Unidos;
- Andréa Figueiredo para integrar a delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra, Suíça;
- Lucas Moraes para Bangkok, Tailândia;
- Mirela Eidt para Hanói, Vietnã.
“O presidente Lula nos confiou a missão estratégica de ampliar o portfólio de exportações do Brasil. Aqui no Mapa trabalhamos incessantemente para fortalecer e estabelecer novas parcerias diplomáticas e comerciais que abram mercados para os nossos produtos. A nomeação dos novos adidos fortalecerá esse trabalho e gerará novas oportunidades”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O objetivo é que a atuação dos adidos agrícolas fortaleça as relações comerciais internacionais do Brasil, permitindo o crescimento e o acesso a novos mercados para os produtos da agropecuária nacional.
O posto tem prazo de quatro anos, contado a partir da data de apresentação à representação diplomática.
As adidâncias
Atualmente, o Brasil conta com adidos agrícolas em 38 representações no exterior, localizadas nos seguintes países e orgãos:
- África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China (com dois adidos);
- Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos da América, França (Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas na França);
- Índia, Indonésia, Itália (Delegação Permanente junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e organismos internacionais)
- Japão, Marrocos, México, Suíça (Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra);
- Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia, Bélgica (Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas – dois adidos) e Vietnã.