Pecuaristas, a fronteira da pecuária está se expandindo, e o estado de Rondônia é um grande exemplo de como o empreendedorismo familiar pode impulsionar o agronegócio. Uma família que chegou do estado do Espírito Santo está dando um show de gestão e diversificação, provando que, com a cabeça boa para negócios, é possível turbinar os ganhos de verdade. Já clica aí pra assistir ao vídeo abaixo e conferir essa história que é pura inspiração para a sua fazenda!
Essa prova de excelência e dedicação da família Breda foi o grande assunto do quadro Giro pelo Brasil desta quinta-feira (28).
O tradicional quadro do programa Giro do Boi, do Canal Rural, mostra como o Brasil está produzindo carne de alta qualidade, segura e com rastreabilidade para os consumidores. E a história de hoje é um desses bons exemplos da pecuária de corte da “prateleira de cima”.
Uma família de empreendedores em Rondônia
A produção de bovinos de corte veio do Rancho Shofar, em Rolim de Moura, no estado de Rondônia, de propriedade do Sr. Cícero Saviatto Breda e sua família, que se mudaram para o estado em 2015.
A propriedade é administrada pelo filho do Sr. Cícero, Elias Breda Neto, que é formado em Administração de Empresas e tem especialização em Economia.
Elias toca as fazendas junto com o pai e mostra que, com conhecimento e dedicação, é possível ter resultados de ponta. Além do gado, eles são empresários do café e de pedras de mármore na região, diversificando os negócios e provando que são visionários.
Quem fez questão de apresentar esses resultados de tirar o chapéu foi o Matheus Roz, administrador de empresas e originador do escritório da Friboi de Rolim de Moura, no estado de Rondônia.
O Matheus visitou a propriedade para acompanhar o embarque de 67 novilhas e 144 bois. Conversando com o Elias, ele descobriu que 80% dos animais confinados são crias da própria fazenda, resultado de um protocolo de sanidade completo e de um trabalho bem acompanhado pela equipe.
Os números que confirmam a excelência da boiada
Agora, se preparem para os números que comprovam a grandiosidade desse lote. As 67 novilhas nelore, que também são crias da fazenda, foram abatidas na unidade da Friboi em Pimenta Bueno, no estado de Rondônia, com uma média de 251 quilos, o que dá 16,7 arrobas por animal.
Já o lote de 144 bois aberdeen angus, que passaram 102 dias de cocho no confinamento, alcançou uma média de 345 quilos, o que dá impressionantes 23 arrobas por animal.
E o mais surpreendente: 51% desses bois eram zero dentes, 37% tinham 2 dentes e os demais, 4 dentes, o que mostra a juventude e a precocidade da boiada.
Circuito Nelore de Qualidade
Para finalizar, o Matheus lembrou ainda a data do Circuito Nelore de Qualidade a ser realizado na unidade da Friboi em Vilhena: 25 de setembro. Uma ótima oportunidade para ver mais gado de qualidade.
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de alta qualidade.
A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi e entre outros apoiadores. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.