Organizada pela Ifema Madrid e Fiera Milano Brasil, a Fruit Attraction São Paulo 2025 – principal feira internacional de frutas e hortaliças da América Latina – reuniu toda a comunidade de frutas e hortaliças na maior cidade do Brasil. Quem esteve na feira pôde acompanhar a apresentação de produtos, tecnologias e serviços voltados ao setor.
O evento também promoveu debates com foco nos desafios e oportunidades para a expansão da fruticultura brasileira no comércio internacional.
Para se ter uma ideia da força do setor, em 2024, o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de frutas (1,08), gerando receita de US$ 1,2 bilhões, crescimento de 3,9% em relação a 2023.
Para o ano de 2025, a expectativa da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é que o clima favorável e a abertura de novos mercados, impulsione o faturamento entre 5% e 8%. Secretarias de Agricultura de diversos estados participaram do evento, expondo produtos e formalizando parcerias.
Parcerias na Fruit Atraction
Na oportunidade, a Secretaria de Agricultura de SP assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) com foco na produção de frutas vermelhas. A parceria abrange a formação de pessoal em áreas estratégicas, o auxílio técnico mútuo e o compartilhamento de dados, visando o desenvolvimento de projetos de agricultura familiar.
O governo do Maranhão montou um estande diverso, cheio de cores e sabores que mostra toda a relevância da fruticultura do estado. O repórter do Canal Rural, João Nogueira, esteve no espaço e provou a famosa graviola maranhense.
A Fruit Attraction São Paulo contou com o apoio de entidades como Abrafrutas, Ceagesp, Apex e Sebrae, além de 8 estados (Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo). O evento termina hoje (27).