Fazendeiros franceses intensificaram os protestos nesta quarta-feira (24).
Assim como em outros países da Europa, os agricultores da França têm expressado descontentamento há dias, bloqueando estradas com tratores.
Os produtores rurais são contra o aumento dos custos de energia, as regulamentações ambientais europeias, e buscam medidas que vão desde a simplificação da burocracia até compensações mais rápidas em caso de catástrofes.
Além dos bloqueios, agricultores despejaram esterco em frente a prédios públicos.
🇫🇷🚜🥁Les agriculteurs bretons rentrent dans le mouvement avec une douzaine de points de blocages dans la région : A84, Pont de l’Iroise, N12, N24, N165, N164.⚡️
🇫🇷🚜🥁Breton farmers are joining the movement with a dozen blocking points in the region⚡️ pic.twitter.com/pPfr26QPtq
— France Résistance (@FranceRsistanc1) January 24, 2024
“Todos os departamentos tomarão medidas, com ações mais ou menos duradouras”, afirmou Arnaud Rousseau, líder do FNSEA, principal sindicato agrícola da França, à rádio Franceinfo.
A motorway in Strasbourg is the latest to be blocked by some 400 tractors as French farmers turn up the heat on their government. pic.twitter.com/wOxiQqAF3k
— UK Justice Forum 🇬🇧 Latest Video News Updates! (@Justice_forum) January 24, 2024
Protestos semelhantes foram registrados em outros países da União Europeia, incluindo Alemanha, Polônia, Romênia e Holanda, causando preocupação em Bruxelas, cidade que abriga a sede da União Europeia, à medida que as eleições para o Parlamento Europeu se aproximam em junho.