domingo, 5 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Fazenda de secretário do Mapa tem quebra de 45% na soja

A safra 2023/24 de soja não está sendo fácil para ninguém. Em Mato Grosso, no Paraná, na Bahia e em São Paulo as lavouras já mostram desempenho significativamente aquém do potencial produtivo.

E esse cenário de quebra já se manifesta, até mesmo, na propriedade do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Neri Geller, em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

Durante o Fórum Soja Brasil Cotricampo, realizado na tarde desta quarta-feira em Campo Novo, Rio Grande do Sul, o político contou que o seu filho havia acabado de contabilizar o rendimento da área de soja. Resultado: quebra de 45% ante à temporada passada.

“Sofri na pele este ano o que os produtores do Rio Grande do Sul têm sofrido nas últimas safras. Em 22/23, fechei minha propriedade com média de 69 sacas de soja por hectare, mas neste ciclo a média ficou em apenas 37,8 sacas. No estádio vegetativo a soja veio bastante positiva, mas sofreu com 30 dias de seca que acabou por praticamente dizimar a minha produção”, contou.

Planejamento de custos da soja

De acordo com ele, acontecimentos assim reforçam a necessidade de o produtor planejar melhor as suas contas. “Não podemos plantar antes de levantarmos o custo de produção, qual vai ser a taxa de juros do custeio, ou seja, fazer as contas e ir para o mercado futuro”.

Geller também contou no evento que se precipitou ao não travar preço com antecedência em sua propriedade, mas que agora vai precisar comercializar a soja a R$ 100 a saca.

O Secretário abordou diversos temas de políticas agrícolas e crédito ao produtor. Assista ao evento na íntegra:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas