sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Fávaro: Brasil está preparado para enfrentar retaliações dos EUA

O Brasil está preparado para enfrentar quaisquer retaliações dos Estados Unidos após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a posição do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante entrevista na manhã desta quarta-feira (17) ao programa Bom dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Segundo Fávaro, a postura recente dos EUA não condiz com o histórico democrático do país, atualmente liderado pelo republicano Donald Trump. O ministro comentou a declaração do senador norte-americano Marco Rubio, que anunciou na semana passada a possibilidade de novas medidas contra o Brasil. “Fico triste em ver um país historicamente defensor da democracia interferindo em assuntos de outro país. Não há capacidade diplomática para esse tipo de ação”, afirmou.

Apesar das ameaças, o ministro reforçou que o Brasil mantém sua independência e está preparado para enfrentar qualquer medida externa. “Estamos prontos para lidar com altivez. O Brasil é soberano, e qualquer ação será enfrentada de cabeça erguida”, destacou.

Suporte aos exportadores

Além da posição diplomática, o governo brasileiro reforçou medidas de apoio aos produtores e exportadores afetados por barreiras externas. A medida provisória Brasil Soberano, já em vigor, amplia linhas de crédito e oferece condições especiais para empresas que sofreram dificuldades nas exportações devido às taxações norte-americanas.

De acordo com Fávaro, qualquer empresário ou produtor que comprovar dificuldades em manter suas exportações poderá acessar a linha de crédito, garantindo capital de giro e continuidade da produção. “É uma forma de enfrentar desafios externos sem comprometer a competitividade do agronegócio brasileiro”, explicou.

Além disso, o ministro destacou que o governo está atento ao restabelecimento das relações comerciais internacionais. “Nos últimos dois anos, abrimos mais de 400 mercados para produtos brasileiros. O objetivo é garantir estabilidade na produção, segurança para o consumidor e expansão do agronegócio”, disse.

Brasil Soberano

A linha Brasil Soberano, lançada em 13 de agosto pelo governo federal, reforça a capacidade do país de proteger seus exportadores frente a barreiras externas. Com crédito facilitado e garantias para empresas impactadas pelo tarifaço, a medida garante que produtores e empresas possam manter o fluxo de exportações.

Ainda conforme Fávaro, recursos do BNDES, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estão disponíveis para quem comprovar dificuldades em manter as vendas internacionais.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas