Os preços do etanol hidratado fecharam a última semana de forma equilibrada, segundo os dados mais recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O indicador do combustível encerrou a semana em R$ 2,7080 por litro, uma pequena queda de 0,22% com relação à semana anterior. De acordo com o Centro de Pesquisas, a proximidade do feriado do dia do trabalho não foi suficiente para aquecer o mercado do etanol hidratado em São Paulo.
Os pesquisadores do Cepea explicam que essa retração por parte dos compradores se dá devido a perspectiva de uma intensificação na entrada do produto da nova safra. Da mesma forma, outro fator que também afastou os compradores do mercado de etanol é a possibilidade de um reajuste negativo no preço da gasolina.
Outro ponto de atenção é o reajuste do PIS/Cofins a partir de 1º de maio, que tem reforçado a cautela das distribuidoras .
A oferta do produto na praça paulista não teve alteração significativa na última semana, mesmo com o início da moagem da cana. As chuvas também limitaram a colheita nas principais regiões produtoras, o que consequentemente evitou o aumento na oferta, conforme explica o Cepea.
*Sob supervisão de Thiago Dantas