domingo, 7 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Estratégias nutricionais melhoram adaptação de bovinos ao confinamento, aponta estudo

O período de adaptação de bovinos ao confinamento é considerado uma das fases mais críticas para o bem-estar e o desempenho dos animais. Nesse contexto, a empresa FBR Saúde Animal apresentou, durante reunião da Sociedade Americana de Ciência Animal, nos Estados Unidos, resultados de um estudo que avaliou o impacto de soluções nutricionais no ganho de peso e na eficiência alimentar de bovinos confinados.

Segundo Arquimedes Júnior, zootecnista e mestre em nutrição de ruminantes, os dados mostram que intervenções adequadas já nos primeiros dias de confinamento podem garantir melhores resultados até o fim do ciclo produtivo.

“O período de adaptação é desafiador porque os animais chegam de diferentes origens, passam a conviver em novos lotes e precisam se ajustar a uma dieta e a um ambiente totalmente diferentes. Esse processo envolve mudanças comportamentais, fisiológicas e até imunológicas, o que pode gerar estresse e reduzir o desempenho”, explica.

De acordo com o especialista, quando o animal passa por situações de estresse nessa fase, há queda no consumo de matéria seca, maior risco de doenças e redução no ganho de peso, comprometendo a rentabilidade do confinamento.

“Estamos falando de um sistema intensivo e curto, de 100 a 120 dias. Se o boi perde desempenho nos primeiros 20 ou 25 dias de adaptação, isso compromete praticamente um quarto do ciclo. Cada dia faz diferença na lucratividade da operação”, reforça Arquimedes.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas