sexta-feira, 3 de maio de 2024
Campo Grande
32°C

Rádio SOUCG

Embrapa lança software que identifica e faz contagem de macaúba e babaçu

A Embrapa Agroenergia lançou um software para para identificar e contar plantas de macaúba (Acrocomia spp.) e babaçu (Attalea speciosa) em áreas onde ocorrem naturalmente e em regiões de cultivo. Essas palmeiras, nativas do Brasil, têm sido cada vez mais reconhecidas por seu potencial na produção de óleos vegetais e biomassa, utilizados em diversos setores, como biocombustíveis, alimentação e cosméticos.

Chamado de MacView, o sistema utiliza um modelo computacional desenvolvido com ferramentas de inteligência artificial, para diferenciar e contar as palmeiras de forma precisa. O software opera a partir de imagens capturadas por drones, que são então processadas. Com isso, é gerado um relatório detalhado com informações sobre as populações da amostra, facilitando o mapeamento de áreas de ocorrência natural e o monitoramento de áreas cultivadas.

Aplicação do software

Imagem feira por drone e processada pelo software MacView. Foto: Embrapa

De acordo com a Embrapa, a aplicação do MacView vai além da simples contagem de palmeiras. Em conjunto com outras camadas de informação de inteligência territorial, como dados de modal de transporte e disponibilidade energética, o software oferece suporte para tomadores de decisão, como agentes governamentais ou gestores da iniciativa privada.

Os dados são essenciais, por exemplo, para o estabelecimento de planos de manejo e exploração econômica das áreas onde essas palmeiras são encontradas em abundância.

Desenvolvimento

O MacView é uma das tecnologias que a Embrapa lança no dia 25 de abril, durante as comemorações dos seus 51 anos. Ele foi desenvolvido no âmbito do projeto “Fortalecimento da cadeia de produção da macaúba em contextos da região Nordeste do Brasil”, com apoio financeiro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e em colaboração com a Embrapa Algodão (PB) e a Embrapa Meio-Norte (PI). A ideia inicial surgiu da necessidade de apoiar ações estruturantes para comunidades extrativistas na região do Cariri, mas demonstrou ser viável para outras regiões do país.

Público-alvo

O software foi projetado para atender a uma variedade de usuários, incluindo produtores rurais, empresas de serviços de inventário por meio de drones, investidores em bioeconomia, pesquisadores e agentes públicos ligados ao monitoramento e aproveitamento de recursos naturais. A ferramenta é gratuita e acessível a qualquer pessoa interessada em utilizá-lo.

Segundo a Embrapa, o MacView está em estágio chamado de “beta test”, tratando-se de um protótipo funcional. A disponibilização pública teria como objetivo de possibilitar o acesso antecipado dos usuários a resultados de pesquisa científica do órgão. No entanto, a Embrapa afirma que o software ainda pode apresentar eventuais instabilidades, sendo recomendável utilizá-lo com cautela.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas