As lavouras de soja da safra 2024/25 em Patos de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, estão em boa fase de desenvolvimento. A área cultivada de aproximadamente 35 mil hectares, agora em crescimento vegetativo, segue beneficiada por volumes adequados de chuvas.
De acordo com o engenheiro-agrônomo da Emater local, Fernando José da Silva, as lavouras têm recebido bons volumes de precipitação, com destaque para os 95 milímetros acumulados em dezembro e 18,8 milímetros registrados até o momento em janeiro. Além disso, a região não apresenta maiores preocupações com pragas e doenças.
Se as condições climáticas se mantiverem favoráveis, a produtividade das lavouras de soja pode atingir uma média de 4.000 quilos por hectare, superando a produção da safra passada, que teve rendimento médio de 2.800 quilos por hectare, afetada pela estiagem.
O levantamento da Safras & Mercado indica que o plantio de soja em Minas Gerais deve ocupar 2,35 milhões de hectares na safra 2024/25, representando um aumento de 4,4% em relação à área cultivada na safra anterior. A produção estadual deve alcançar 8,979 milhões de toneladas, 7,8% a mais que o número de 8,328 milhões de toneladas da temporada 2023/24. A expectativa é de que o rendimento médio do estado seja de 3.840 quilos por hectare, também acima dos 3.720 quilos por hectare registrados no ano passado.
Agricultura: Notícias, Cotações e Análises de Mercado | Canal Rural