O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), lançou aproximadamente 500 novos cursos gratuitos para este mês de outubro.
A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, visa difundir conhecimentos, aperfeiçoar técnicas e fortalecer as atividades do campo.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca a importância das capacitações para promover o desenvolvimento dos negócios do campo. “Priorizamos conteúdos atualizados que aliam teoria e prática em diversas áreas, com o objetivo de promover inovação, melhoria da gestão, aumento na geração de renda e crescimento sustentável das propriedades.”
Segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a programação é planejada de acordo com as necessidades específicas de cada região.
“Anualmente, o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais e parceiros locais identificam as demandas do setor. A partir disso, oferecemos capacitações que geram resultados efetivos para os produtores rurais.”
Áreas de capacitação
A Formação Profissional Rural contempla cursos dos mais diversos âmbitos: agricultura; agroindústria; aquicultura; atividades de agrossilvipastoris; prestação de serviços; pecuária e silvicultura.
Já a Promoção Social oferece treinamentos em educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.
Treinamentos oferecidos neste mês
A programação contempla cursos como:
- Segurança e saúde no trabalho com defensivos agrícolas – NR 31;
- Operação e manutenção de roçadeiras;
- Processamento de carne de frango;
- Inseminação artificial em bovinos;
- Equideocultura – doma racional;
- Produção caseira de massas para congelamento;
- Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção;
- Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural;
- Primeiros socorros – trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde;
- Drone – pilotagem e operação – modalidade presencial;
- Legislação aplicada ao transporte agrícola.
A programação completa, com datas e municípios, pode ser consultada aqui.
*Sob supervisão de Victor Faverin