O assistente virtual baseado em inteligência artificial da Nestlé acaba de registrar um crescimento de aproximadamente 300% em atendimentos a pequenos e médios produtores de cacau em todo o Brasil.
Disponível via WhatsApp, o Theo, nome da ferramente, fornece orientações técnicas sobre práticas sustentáveis e generativas no cultivo da semente, além de informações sobre preço e previsão do tempo – responsáveis por mais de 50% das interações no chatbot.
Segundo balanço da empresa, desde seu lançamento, em 2023, o número de usuários passou de 1.862 para 7.172 em abril de 2025.
O Theo integra o Nestlé Cocoa Plan (NCP), programa de sustentabilidade da multinacional, e já enviou mais de 160 edições do boletim técnico “Dicas do Theo”. O conteúdo aborda temas de ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução) e manejo e qualidade do cultivo baseados no Boletim Técnico nº 221, da Ceplac/Mapa.
O programa da Nestlé atende a mais de 6.500 cacauicultores em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia e São Paulo, promovendo práticas alinhadas à rastreabilidade da cadeia do cacau.
Para acessar o conteúdo do Theo, produtores e interessados devem apenas salvar o número (27) 99901-1960 no WhatsApp e mandar um “Oi”.
Além de acessar todo conteúdo disponível de forma gratuita, ao se cadastrar, o usuário entra para a lista de pessoas que recebem dicas semanais com novidades e tecnologias disponíveis para a cadeia do cacau.