A safra 2025/26 da soja no Brasil pode registrar um novo avanço. Segundo o primeiro levantamento de intenção de plantio da consultoria Datagro, o país deve ampliar pelo 19º ano seguido a área destinada à oleaginosa. O milho também deve crescer, com previsão de expansão tanto na safra de verão quanto na de inverno.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Área destinada à soja
A área destinada à soja deve alcançar 49,1 milhões de hectares, aumento de 2% em relação à safra 2024/25, que teve 48,1 milhões de hectares semeados. Caso o clima se mantenha relativamente favorável e o nível tecnológico atual seja mantido, a produtividade média nacional pode chegar a 3.722 kg/ha. Se confirmada, essa média superaria em 3% o recorde atual de 3.614 kg/ha.
Produção
Com isso, a produção de soja tem potencial para atingir 182,9 milhões de toneladas, 5% acima das 173,5 milhões colhidas neste ano. A consultoria também destaca o avanço da soja sobre áreas de pastagens degradadas, consolidando o modelo que associa a oleaginosa no verão ao cultivo de milho, algodão ou trigo no inverno.
Mesmo diante de custos mais altos e de um mercado ainda cauteloso para o próximo ano, os produtores seguem motivados por margens de lucro positivas em 2025 e pela expectativa de um clima mais regular.
Milho
Para o milho, a Datagro também projeta crescimento nas duas principais safras. A de verão deve alcançar 4 milhões de hectares, alta de 4% em relação ao ciclo anterior, com destaque para o Centro-Sul, com 2,6 milhões de hectares, e para o Norte e Nordeste, com 1,4 milhão de hectares. Com produtividade estimada em 6.855 kg por hectare, a produção pode chegar a 27,4 milhões de toneladas, frente a 25,4 milhões da safra 2024/25.
Na segunda safra, responsável por mais de 80% da produção nacional, a área cultivada deve atingir 18,6 milhões de hectares, com expansão no Centro-Sul e no Norte e Nordeste. A produtividade média esperada é de 6.096 kg por hectare, o que pode resultar em 113,5 milhões de toneladas. Somadas as duas safras, o volume total de milho pode alcançar 140,9 milhões de toneladas, 2% acima do ciclo anterior.