O próximo episódio do programa Cooperativismo em Notícia vai abordar o simpósio sul brasileiro de bovinocultura, que discutiu a produção de leite a pasto e suas vantagens comerciais, trazendo exemplos de produtores que têm colhido resultados expressivos com animais livres.
Leite a pasto
O programa desta semana vai dar um enfoque todo especial ao seminário sul brasileiro de bovinocultura realizado em Chapecó. Coordenado pelo núcleo de veterinários da região oeste, o evento conseguiu reunir o que há de mais moderno em termos de conteúdos voltados a bacia leiteira. Palestrantes brasileiros e estrangeiros puderam compartilhar pesquisas com centenas de técnicos de campo que participaram do seminário. Com mais de 1.200 participantes e quase duas dezenas de doutores, o simpósio trouxe para o debate a produção de leite a base de pasto. A programação científica foi uma das mais bem avaliadas dos últimos anos. O evento durou três dias.
Case de sucesso
E depois de tantos e tantos conteúdos relevantes, distribuídos durante o seminário sul brasileiro de bovinocultura, era preciso focar na prática, como esses processos, são atraentes. Por isso a Epagri, parceira do evento, abriu as portas de uma das fazendas mais eficientes do estado. Foi na propriedade da família Dedonatti, do município de Arvoredo, que os produtores passaram a entender a dinâmica da produção de leite a pasto e suas enormes vantagens. Chamada de unidade de referência, a granja diminuiu o custo de produção, que era de R$ 1,40 para R$ 1,22. Além disso, conseguiu a melhor margem liquida por hectare do estado: perto de 28 mil reais. Os Dedonatti são um case de sucesso.
Quadro gente que faz
No quadro gente que faz o agronegócio desta semana, vocês vão conhecer a família Retore lá do município de Tangará. O seu Gentil, a dona Salete e o filho Luciano formam parte da mão de obra da granja, que além de grãos, como trigo, milho e soja, produz também suínos. São 500 matrizes, numa unidade de produção de desmamados. Herdada do pai, em 1986, a propriedade tem 130 hectares e uma paixão pelo cooperativismo que não se mede. O pai do seu Gentil foi um dos fundadores da Coopervil, ele é conselheiro do Sicoob e a dona Salete líder feminina. A família Retore é um exemplo de base sólida, intacta, focada nas próximas gerações.
Sobre o programa Cooperativismo em Notícia
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados as 08h30, com reprises as terças-feiras as 13h30.