sexta-feira, 21 de junho de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Conab anuncia anulação de leilão para compra de arroz importado

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou nesta terça-feira (11) que o leilão realizado na última semana para a compra de arroz importado será anulado, após suspeita de irregularidades. A informação foi veiculada pelo portal de notícias g1.

Segundo a publicação, Pretto teria dito no Palácio do Planalto que um novo certame seria realizado. “Pretendemos fazer um novo leilão, quem sabe em outros modelos para que a gente possa ter garantia que vamos contratar empresa com capacidade técnica e financeira […]. A decisão é anular este leilão e proceder um novo mais ajustado”, disse.

O resultado do leilão vem sendo questionado pelo setor produtivo e pela bancada do agro no Congresso Nacional. Entidades vinculadas aos produtores sustentavam que a importação do grão não seria necessária, pois a maior parte do arroz produzido pelo Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, teria sido colhida antes de o estado ter sido atingido pelas enchentes.

Posteriormente, já com o leilão realizado, foram colocadas sob suspeição as empresas que arremataram os lotes, que não teriam capital social compatível ao volume importado, além de ter atividades sem nenhuma relação à finalidade.

Parlamentares como o deputado federal Marcel Van Hattem acreditam que há indícios de formação de cartel, o que justificaria a convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o leilão e a importação do arroz.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas