Os riscos de incêndio continuam como destaque na previsão do tempo desta semana. A falta de chuvas no Brasil Central mantém o alerta elevado para produtores de soja e moradores da região.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Com o solo extremamente seco em pleno período de preparação da safra 2025/26, em setembro, a preocupação aumenta. Por isso, a orientação é que seja evitado qualquer tipo de manejo com fogo, já que as condições atuais favorecem a propagação rápida de incêndios.
Tempestades e chuvas volumosas
A atenção se volta especialmente para este fim de semana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde tempestades podem prejudicar os trabalhos em campo. A previsão indica chuva volumosa, rajadas de vento intensas e até queda de granizo.
Próximos dias
Nos próximos cinco dias, a previsão do tempo aponta chuvas no Sul do país e um leve aumento da umidade no sul do Mato Grosso do Sul. No entanto, o volume não será suficiente para reverter o déficit hídrico. Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, estão previstos acumulados de 15 a 20 milímetros, que devem apenas aliviar o risco imediato de queimadas.
O tempo no início de setembro
Para a primeira semana de setembro, não há grandes mudanças no cenário: o tempo continuará quente e seco. A expectativa é que a chuva só comece a se espalhar de forma mais significativa a partir da segunda quinzena de setembro, especialmente após o dia 15, quando sistemas mais organizados devem alcançar boa parte do país.