O vazio sanitário da soja termina neste domingo (7) em Mato Grosso, o que libera oficialmente o início do plantio da safra 2025/26, que pode se estender até 7 de janeiro. No entanto, as condições climáticas atuais preocupam os produtores. Afinal, quando as chuvas chegam a Mato Grosso e outras regiões do Brasil?
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
De acordo com previsões meteorológicas, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Matopiba apresentam níveis de umidade do solo abaixo de 20%, o que caracteriza um cenário de forte estiagem. Nos próximos cinco dias, praticamente não há previsão de chuvas significativas para o Centro-Oeste, dificultando o início do plantio.
Apenas áreas do oeste de Mato Grosso, como Juína, devem registrar pancadas de chuva entre 15 e 20 milímetros, o suficiente para favorecer os primeiros trabalhos no campo. Já o centro-leste do estado só deve receber precipitações mais regulares na virada do mês, entre a última semana de setembro e a primeira de outubro.
Chuvas se espalharão a partir do dia 16
Entre 16 e 20 de setembro, a expectativa é de que as chuvas se espalhem também por Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas ainda de forma irregular e pouco volumosa. Em regiões produtoras como Diamantino, por exemplo, a previsão indica retorno mais consistente das precipitações apenas a partir da segunda quinzena de setembro, quando chega a primavera.
Até lá…
O alerta segue ligado: além da escassez de chuvas, as temperaturas máximas devem atingir até 40 °C em várias localidades, aumentando a preocupação do produtor quanto às condições de plantio e desenvolvimento inicial das lavouras.