A semana será marcada pela formação de um ciclone extratropical que deve mudar o padrão de chuvas nas principais regiões produtoras do país. Entre terça (9) e quinta-feira (11), o sistema promete volumes expressivos, acima de 100 mm, especialmente no Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.
Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
De acordo com o mapa de umidade do solo, as melhores condições estão atualmente no Matopiba, Mato Grosso, Goiás e grande parte de Minas Gerais. Já áreas do Sul e parte do Sudeste ainda precisam de mais chuva, principalmente para reforçar a reserva hídrica em regiões onde o plantio foi afetado por atraso e replantio.
A chegada do ciclone deve trazer alívio, mas também preocupação. Embora o volume elevado melhore a umidade do solo, há risco de alagamentos e danos pontuais às lavouras devido à intensidade das precipitações.
Frente fria em dezembro
O sistema ainda deve impulsionar uma frente fria, espalhando chuva adicional para Mato Grosso e Goiás ao longo da semana. Entre os dias 14 e 18 de dezembro, a tendência é de manutenção das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, com acumulados entre 50 e 70 mm, beneficiando também o centro-norte do Paraná.
No Matopiba, a chuva retorna gradualmente, com maior regularidade prevista para a semana do Natal. Entre 19 e 23 de dezembro, o cenário permanece positivo para o Centro-Oeste e Minas Gerais, garantindo continuidade na reposição de umidade do solo para o avanço e desenvolvimento da safra.








