Durante o 10º Congresso Brasileiro de Soja (Cbsoja), realizado em Campinas (SP), o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, conversou com a equipe do Soja Brasil e destacou os 50 anos da instituição e sua contribuição estratégica para transformar o Brasil em uma potência global na produção da oleaginosa.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Segundo ele, a evolução da soja no país, responsável por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 2 milhões de empregos, só foi possível graças à ciência, à tecnologia e à formação de pessoas. Nepomuceno afirmou que toda a força do agro brasileiro, especialmente da soja, é resultado direto do investimento em pesquisa, inovação e da parceria com universidades e institutos de pesquisa.
Criada em 1975, a Embrapa Soja liderou o processo de adaptação da cultura ao clima tropical. O trabalho envolveu desde a correção de solos e o controle de pragas até o desenvolvimento de cultivares com genética de alta produtividade, adequadas às condições brasileiras. Segundo o pesquisador, foi necessário adaptar tecnologias de regiões de clima temperado e criar soluções específicas para áreas como o Cerrado, o que representou um grande desafio científico e tecnológico.
Com esse esforço, o Brasil se consolidou como líder mundial em agricultura tropical. Essa posição é fruto de décadas de dedicação com base no conhecimento científico desenvolvido no país.