domingo, 21 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Cautela define o início da semeadura de soja em MT e PR

Um dos temas abordados no programa Soja Brasil desta sexta-feira (19) foi o fim do vazio sanitário e o início do plantio da safra 2025/26. A semeadura já começou em 16 estados do país e, em Mato Grosso, maior produtor nacional, os trabalhos tiveram início no dia 7 de setembro. Na fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Boa, no Vale do Araguaia, a primeira etapa contemplou apenas a área irrigada, que recebeu as primeiras sementes.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

De acordo com Lucas Beber, presidente da Aprosoja-MT, a principal preocupação no estado neste início de safra é a estiagem. “As chuvas ainda não vieram e não regularizaram. A previsão é que comecem a chegar após a segunda quinzena de setembro e que até o final de outubro fiquem regulares, trazendo mais segurança para o plantio”, afirmou.

Beber reforça que os produtores devem aguardar a umidade ideal do solo e manter acompanhamento agronômico para reduzir riscos de perdas de sementes e falhas no estabelecimento das lavouras.

Semeadura de soja no Paraná

No Paraná, apesar da liberação do plantio, os agricultores estão cautelosos. Segundo o presidente da Aprosoja Paraná, Eduardo Cassiano, houve redução na adoção de tecnologias, fertilização mais limitada e busca por variedades de menor custo, devido ao encarecimento dos insumos. Ele estima aumento entre 6% e 8% nos custos em relação ao ano passado.

Em outubro, outras regiões do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e parte do Maranhão, também estarão liberadas para a semeadura.

Momento ideal

O pesquisador da Embrapa Soja, César de Castro, destaca que o momento é oportuno para reforçar os cuidados com o solo. Ele lembra que práticas como análise, calagem e gessagem são conhecidas há mais de um século, mas ainda são pouco utilizadas. “A calagem, por exemplo, é fundamental para corrigir o pH do solo e aumentar a eficiência dos fertilizantes. A recomendação é que os produtores sigam orientações técnicas específicas para cada área antes de avançar no cultivo”, orienta.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas