O Brasil exportou mais de US$ 1,2 bilhão em frutas em 2023, um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior. O volume exportado também aumentou, chegando a 1,06 milhão de toneladas, 6% de crescimento.
A manga foi a fruta mais exportada, com 266 mil toneladas, seguida pelo melão, com 228 mil toneladas, e pelo abacate, com 105 mil toneladas.
A Abrafrutas, associação brasileira de produtores e exportadores de frutas e derivados, atribui o crescimento das exportações à diversidade de frutas cultivadas no país, à qualidade dos produtos brasileiros e à abertura de novos mercados.
“Este recorde é o resultado direto do esforço incansável dos nossos fruticultores”, disse o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. “Eles dedicam suas vidas a cultivar frutas da mais alta qualidade, com respeito ao meio ambiente e na busca incessante pela excelência.”
O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de frutas do mundo. O país é um dos maiores produtores de manga, melão, uva, laranja, banana e acerola.