A primeira edição do Beef Dinner foi realizada na noite de quinta-feira (18), em São Paulo, reunindo cerca de 500 convidados para celebrar a força da pecuária brasileira. Inspirado no tradicional Sugar Dinner, de Nova York, o evento foi organizado pela Datagro e destacou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do país.
“Há 75 anos é realizado o Sugar Dinner em Nova York, que reúne os maiores protagonistas do mercado de açúcar. Nada mais justo do que fazer a mesma coisa com a pecuária. O grande protagonista do agronegócio brasileiro, agregando valor à soja, ao milho, ao DDG, ao farelo de soja, ao óleo. E hoje estão reunidos aqui os maiores protagonistas desse setor, todos os grandes pecuaristas, confinadores, representantes da indústria”, afirmou Plinio Nastari, presidente da Datagro.
“Estava mais do que na hora de nós fazermos um evento desses. Eu já fui nesse Sugar Dinner várias vezes, mas nós merecíamos fazer um evento disso já há muito tempo”, declarou Jerry O’Callaghan, presidente do Conselho de Administração da JBS.
Homenagem a Zé Mineiro
Um dos momentos mais importantes da noite foi a homenagem a José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, fundador do grupo J&F e patriarca da família Batista. Seu nome está eternizado na sigla da JBS, empresa que hoje é líder global na produção de alimentos à base de proteína e atua em mais de 20 países.
“Meu pai, uma história de vida longa e muitos anos no setor. Para quem começou como ele começou, com certeza ele fica muito orgulhoso de receber as homenagens que recebe. Não porque sou filho, mas são homenagens merecidas, para quem lutou a vida toda no setor trabalhando. Então, assim, ele fica muito feliz”, disse Wesley Batista, acionista da J&F.
O evento também prestou homenagem ao pecuarista Antônio Campanelli, representante de uma família com mais de um século de dedicação à atividade. “Recebo-a em nome da minha família, dos mais de 500 colaboradores que temos, dos meus sobrinhos e dos meus filhos Fábio, César e Vítor Pascol aqui presentes. Foi com a dedicação de todos que pudemos criar nossas empresas e chegar onde chegamos”, afirmou.
Lideranças do setor destacam importância da pecuária
Lideranças do setor marcaram presença no evento e reforçaram o papel estratégico da pecuária brasileira.
“Um Beef Dinner é um jantar realmente de gala com as principais lideranças do setor. Eu acho que é interagir, comemorar o ano que tá sendo muito bom, um ano bom pra indústria, bom pro produtor. Então é interagir, estreitar ainda mais o relacionamento. A JBS valoriza demais, quer estar junto do produtor”, afirmou Renato Costa, presidente da Friboi.
“A carne bovina brasileira é um case de sucesso. Nós saímos, há 30 anos, de uma importação líquida de carne para abastecer a alimentação brasileira, e hoje conseguimos atender o mercado interno e exportar 30% dos excedentes, garantindo a segurança alimentar do mundo todo. Então é uma cadeia de muito orgulho nacional e de orgulho para nós que estamos inseridos nela”, destacou Roberto Perosa, presidente da Abiec.
Para Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ, o evento simboliza a resiliência do setor:
“Momento extraordinário onde, independente de ciclos que vêm e vão e são naturais dentro da pecuária, independente de momento até político, a pecuária mostra sua força. O Brasil se transformou, da década de 70 para os dias de hoje, no maior exportador de carne do mundo. Para nós, é um orgulho como pecuaristas e como brasileiros.”
Informação e inovação
O crescimento da pecuária brasileira também foi atribuído ao avanço tecnológico, ao melhoramento genético e à difusão de conhecimento, com destaque para o papel da comunicação no setor.
“Pra gente do grupo Canal Rural, isso é de extrema importância e a gente tem que se sentir honrado. Porque nós somos responsáveis por passar a notícia certa, a notícia com qualidade, entregar com qualidade tudo que a gente faz dentro do Canal Rural. Isso é um propósito nosso”, disse Plinio Queiroz, diretor de pecuária do Canal Rural.
“A nossa pecuária é muito relevante para o Brasil e para o mundo, porque vem crescendo numa velocidade muito grande, tanto em volume quanto em qualidade. E em 2027 o Brasil vai ser o maior produtor de carne do planeta. A gente já é o maior exportador, mas vai ser o maior produtor do planeta. Isso vai acontecer graças a um trabalho de muita gente, de toda a cadeia, dos pecuaristas, da indústria, de toda a cadeia de insumos e, óbvio, também de um grande sistema de informação criado no Brasil. Hoje aqui a gente tá vendo uma grande celebração dessas pessoas que ajudaram a construir essa pecuária que está ajudando a alimentar o planeta”, afirmou Julio Cargnino, presidente do Canal Rural.