“Sem semente não tem lavoura e, sem semente de alta qualidade, não tem alta produtividade”, explica Marcelo Laurente, diretor comercial da ATTO Sementes, que participou de um videocast com a equipe do projeto Soja Brasil.
Esse é o compromisso da ATTO Sementes: levar para quem produz o que há de melhor em sementes. Com mais de 40 anos de história, a empresa, sediada em Rondonópolis (MT), é hoje uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor no país. Produzir para uma nova fronteira agrícola foi um desafio que começou a ser superado com o projeto pioneiro na Fazenda Adriana, em Alto Garças (MT).
Líder nos segmentos de soja e milheto, a ATTO Sementes é sinônimo de qualidade, tecnologia e inovação. Seus produtos de alto desempenho chegam a milhares de agricultores em todas as regiões do Brasil, com produtividade e segurança para a lavoura.
O papel estratégico da semente
“O papel da semente é inquestionável. É onde tudo começa”, afirma Marcelo Laurente. Ele lembra que, mesmo com investimentos em fertilizantes e insumos de qualidade, um erro na escolha da semente pode comprometer toda a safra. Por isso, a ATTO Sementes assumiu o compromisso de oferecer soluções completas que facilitem o dia a dia no campo e garantam resultados consistentes.
Segundo Marcelo, as sementes representam de 14% a 15% do custo total de produção. “A qualidade é determinante para o sucesso. E quando falamos em qualidade, não basta considerar só a germinação, é preciso avaliar também o vigor. Uma semente pode germinar, mas, se não tiver vigor, o desenvolvimento da planta fica comprometido. O agricultor precisa saber exatamente que tipo de garantia está levando para a sua lavoura”, alerta Laurente.
Ele reforça que sementes de alto vigor podem aumentar a produtividade em até 35%. Porém, o diretor reconhece que o agricultor não é especialista em sementes e que, mesmo com testes de germinação, tomar decisões apenas com base nisso é um risco alto. “A germinação é apenas uma parte do processo. Por isso, na ATTO desenvolvemos o Índice de Potencial de Aplicação (IPA) que cruza mais de 15 testes por lote de sementes e projeta, com maior precisão, como estará a semente no momento do plantio.”
Crescimento com propósito
Produzir sementes de qualidade era um grande desafio no final dos anos 1980, período em que a ATTO Sementes nasceu. Com pioneirismo e dedicação, a empresa rapidamente expandiu suas operações, atendendo inicialmente a região de Rondonópolis e, em pouco tempo, todo o Brasil.
“Naquela época, a maior dificuldade era encontrar sementes confiáveis no mercado. Isso nos motivou a investir em tecnologia, pesquisa e em um controle de qualidade rigoroso”, relembra Laurente.
Hoje, a ATTO Sementes continua com seu compromisso com a excelência. A empresa coleta amostras de sementes de diferentes origens e identifica resultados semelhantes aos apontados pela Embrapa em um estudo publicado em 2019: 79% das sementes analisadas apresentavam menos de 90% de vigor. Para Laurente, esses dados mostram o quanto é importante escolher sementes capazes de expressar todo o potencial genético da cultivar e reduzir riscos no campo.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Produção de qualidade
O grande diferencial da ATTO Sementes está em sua capacidade de oferecer sementes que geram lavouras mais produtivas e resilientes. Plantas originadas a partir de sementes de alta qualidade se estabelecem mais rápido, crescem melhor em diferentes tipos de solo e clima e são mais resistentes a adversidades como seca e baixas temperaturas.
Já as sementes de baixa qualidade originam plantas fracas e menos competitivas. “Quando o agricultor erra na escolha da semente, dificilmente recupera o investimento em outras etapas do cultivo”, reforça Laurente.
Laboratório pioneiro
Como parte do compromisso com a excelência, a ATTO Sementes foi pioneira no Brasil ao implantar, ainda nos anos 2000, um laboratório interno de análise de sementes. “O laboratório é o cérebro da nossa produção. Realizamos mais de 100 mil análises por ano para garantir que cada semente chegue ao campo com vigor, pureza e alto desempenho”, explica Maíra de Emílio Martins, gerente do laboratório.
Segundo Maíra, o controle de qualidade da ATTO vai muito além das exigências legais. “Trabalhamos com um histórico robusto de dados e experiência prática. Nosso compromisso é garantir que cada agricultor receba sementes capazes de entregar máxima produtividade e segurança em cada safra”, afirma.