sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Após liberar exportações de carne bovina brasileira, Indonésia manda comitiva para visitar Mato Grosso

A Indonésia autorizou oficialmente a importação de carne bovina brasileira, após acordo entre os governos sobre requisitos sanitários ser concluído no mês de agosto. A decisão abriu um novo mercado para a proteína nacional e reforçou a posição do Brasil como fornecedor estratégico de alimentos para o país asiático, que busca garantir segurança alimentar diante do crescimento populacional.

Após a liberação das exportações da carne bovina brasileira para Indonésia, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, na quinta-feira (25), uma comitiva da Indonésia, liderada pelo embaixador Edi Yusup.

Participaram da delegação o conselheiro da embaixada, Dhanny Perkasa, a cônsul honorária da Indonésia no Brasil, Anna Isadora Coimbra, e o presidente das Câmaras Indo-Brasileira e Indonésia-Brasil, Allan Camillo. Eles foram recebidos pelos diretores da Famato Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), além do coordenador de Inteligência de Mercado do Imea, Rodrigo Silva, que apresentou dados sobre a produção agropecuária.

O embaixador Edi Yusup ressaltou que a Indonésia vê no Brasil, especialmente em Mato Grosso, um parceiro estratégico. “Estamos atentos às demandas globais por segurança alimentar e acreditamos que há oportunidades para parcerias comerciais e investimentos”, afirmou.

A cônsul Anna Isadora Coimbra destacou que o país não busca apenas a compra de commodities, mas também joint ventures e investimentos diretos. “Encontramos aqui o que a Indonésia vem buscando em agronegócios. Queremos ser parceiros, trazer investimentos e contribuir para o crescimento conjunto”, disse.

O diretor da Famato Robson Marques afirmou que a visita reforça a posição do estado no cenário internacional. “Mato Grosso está no radar das grandes economias do mundo. Nosso estado é um gigante do agro e tem condições de atender com qualidade e sustentabilidade as demandas internacionais”, declarou.

A Indonésia é considerada estratégica para a proteína animal, especialmente a carne bovina, pelo aumento do consumo no país. O encontro e a abertura do mercado marcam o início de uma nova fase nas relações comerciais entre as duas nações.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas