A Embrapa Soja lançará oficialmente, no dia 23 de julho, a 5ª edição do Soja Open Innovation, um edital público voltado à seleção de startups e empresas de base tecnológica com propostas de soluções inovadoras e sustentáveis para o sistema de produção de soja no Brasil.
O anúncio será feito às 9h30, na Arena de Inovação, durante o Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e o Mercosoja 2025, que acontecem de 21 a 24 de julho, em Campinas (SP). Saiba o passo a passo aqui.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Com foco em Bioinsumos, Agricultura Digital e Genética Avançada, a chamada pública busca atrair projetos capazes de transformar o processo produtivo da soja por meio da inovação aberta. “Buscamos parcerias, por meio de propostas que invistam em soluções sustentáveis e inovadoras e gerem valor para o sistema de produção de soja”, afirma Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja.
Prazo para as startups
O prazo para envio das propostas de startups vai de 23 de julho a 16 de agosto de 2025. As selecionadas terão a oportunidade de avançar para contratos de cooperação técnica com a Embrapa Soja, contando com mentoria especializada durante o desenvolvimento dos projetos. O anúncio das propostas escolhidas será em 27 de agosto, e a previsão é que as atividades comecem em 6 de setembro.
Desde a primeira edição do Soja Open Innovation, 63 propostas já foram selecionadas para desenvolvimento conjunto com a Embrapa. Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: www.embrapa.br/soja/open-innovation.
CBSoja e Mercosoja 2025
A quinta edição do Soja Open Innovation será um dos destaques da programação do CBSoja e Mercosoja 2025, que marcam também os 50 anos da Embrapa Soja. O tema central do evento será: “100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã”. Com expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, o congresso é considerado o maior fórum técnico-científico da cadeia da soja na América do Sul.
A programação técnica inclui 4 conferências, 15 painéis e mais de 50 palestras com especialistas do Brasil e do exterior. Entre as novidades está o espaço Mãos à Obra, dedicado a debates práticos sobre cinco grandes temas: fertilidade do solo e adubação, manejo de nematoides, controle de plantas daninhas, bioinsumos e impedimentos ao desenvolvimento radicular.
Além disso, foram aprovados 328 trabalhos técnico-científicos para a sessão pôster. Outro destaque será o workshop internacional Soybean2035, com o tema “A decadal vision for soybean biotechnology”, que contará com palestrantes da China, Estados Unidos, Canadá e Brasil, discutindo os próximos 10 anos da biotecnologia voltada à soja.