quinta-feira, 27 de novembro de 2025

À espera por chuvas: atraso no plantio obriga produtores do Pará a replantar soja

O plantio de soja no estado do Pará está atrasado em algumas regiões devido à irregularidade das chuvas, segundo Vanderlei Ataídes, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Pará (Aprosoja-PA).

Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

“Na minha propriedade choveu cerca de 20 milímetros esta noite, mas foi uma nuvem isolada. Há previsão de mais precipitações, mas é preciso que se concretizem”, afirmou Ataídes. Ele destacou que alguns produtores que semearam “no pó” terão de replantar, e que o início do plantio em sua região está previsto para 10 de dezembro.

Previsão de soja para o Pará

Para a temporada 2025/26, a Aprosoja do estado estima que o Pará terá 1,3 milhão de hectares de soja, cerca de 200 mil hectares de milho verão e 15 mil hectares de arroz, totalizando 1,5 milhão de hectares cultivados com grãos.

O segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em 13 de novembro, aponta uma safra de 4,864 milhões de toneladas, avanço de 8,2% em relação ao período anterior. A área prevista é de 1,401 milhão de hectares, com rendimento estimado em 3.471 quilos por hectare.

Já o relatório da consultoria Safras & Mercado projeta 1,196 milhão de hectares de soja no estado, aumento de 4% sobre 2024/25, com rendimento estimado de 3.600 quilos por hectare, resultando em uma safra de 4,188 milhões de toneladas.

www.canalrural.com.br