A Semana Mundial do Brincar será comemorada entre 24 de maio e 1º de junho e trará como tema Proteger o encantamento das infâncias. Realizada pela Aliança pela Infância, a iniciativa tem parceria da UFMS, com a realização de atividades no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e no Parque da Ciência, na Cidade Universitária.
Na Universidade, o evento é promovido por meio do programa Vem Pra UFMS, da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e do projeto de extensão Histórias, brincadeiras e narrativas infantis, coordenado pela professora da Faculdade de Educação (Faed) Luciene Cléa da Silva, com a participação de cursos da Faed e das faculdades de Artes, Letras e Comunicação; Ciências Humanas; e de Computação.
“A primeira ação vai acontecer no próximo sábado, 24, das 13h às 17h, no Parque das Nações Indígenas. O evento vem com mais parcerias e entusiasmo para comemorar a data neste ano. Estudantes dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Letras, Música, Educação Física, Psicologia e Ciência da Computação estão organizando oficinas e brincadeiras que buscam proteger e incentivar o encantamento das infâncias e o brincar como uma ação vital aos pequenos e àqueles que fazem parte de seu cotidiano”, destaca a professora.
Para o 11º Deixa Brincar no Parque das Nações Indígenas, o time da UFMS programou diversas atividades abertas ao público. “Estamos preparando propostas brincantes que envolverão contação de histórias, oficina de arte com tintas naturais, confecção de massinha, oficina brincando com argila, isogravuras, colagem colaborativa, oficinas com histórias e personagens do Cerrado, estação encantada do Pantanal, brincadeiras tradicionais como brincar de roda, pular corda, pular elástico, amarelinha, jogo da velha humano, pintura facial, oficinas de programação e brincando com a tecnologia, dentre outras propostas que buscam valorizar o imaginário e encantamento infantil por meio brincar e das muitas interações lúdicas entre crianças e entre crianças e adultos”, detalha Luciene.
Já no dia 31, é a vez do Parque da Ciência, localizado na Esplanada do Morenão, receber as atividades da Semana Mundial do Brincar. “Das 8h às 11h, as crianças poderão conhecer o Parque da Ciência, os monumentos, além de participar das muitas brincadeiras e oficinas preparadas para uma manhã repleta de diversão, acolhimento e trocas”, fala a professora.
De acordo com Luciene, as expectativas são muito positivas. “A intenção é desenvolver a extensão e estabelecer, de fato, a integração entre as ações universitárias e a comunidade, além de trazer as crianças para UFMS, possibilitando que conheçam este espaço, que partilhem destas ações e que se divirtam”, comenta.
“Convidamos toda a comunidade, as famílias e, especialmente as crianças para participarem dessa Semana Mundial do Brincar. Serão dois momentos em que a ludicidade, o brincar e a diversão estarão presentes, permitindo a interação entre a Universidade, os cursos de licenciatura e a comunidade externa. Venham participar, tragam seus pequenos, convidem seus amigos! Vamos proteger o encantamento das infâncias por meio do brincar”, convida a professora.
Texto: Vanessa Amin