Campo Grande recebe nesta terça-feira (23), às 19h30, no Teatro Glauce Rocha, o show de estreia do projeto “Ju Souc Trio”, que coloca em evidência brasilidades, experimentações sonoras e protagonismo feminino. A apresentação faz parte da programação do Festival Mais Cultura da UFMS e marca o início de uma circulação que ainda passará por outros três municípios, Naviraí, Ponta Porã e Aquidauana. A entrada é sempre gratuita e a classificação livre.
Produzido e liderado pela compositora e multi-instrumentista Ju Souc, o trio conta ainda com Márcio Alves de Jesus, na percussão, e Willian Ferreira, no baixo. Em cena, Ju mostra toda a sua potência como instrumentista transitando entre piano, violão, guitarra, bateria e voz. “Também vamos fazer uso do ‘looping’, uma técnica que consiste em gravar e executar elementos musicais em tempo real, criando camadas sonoras que se expandem no palco”, revela a artista.
A parte criativa do show não é o único elemento em cena. O destaque do projeto também está no compromisso com o combate à violência contra a mulher. Isso porque o “Ju Souc Trio” foi concebido tendo como pano de fundo a relevância da presença feminina em áreas predominantemente masculinas, como o cenário da música, e a potência da arte como ferramenta de enfrentamento à misoginia.
“Esse show é sobre liberdade criativa e responsabilidade social. Quero levar ao público músicas autorais que desconstroem estereótipos de gênero e paradigmas da música sul-mato-grossense. O show é leve e intenso ao mesmo tempo: três músicos, vários instrumentos no palco e um repertório que mistura inéditas e canções conhecidas, com direito a uma participação especial surpresa no final”, antecipa Ju Souc.
Vozes que ecoam – Para Rozana Valentim de Godoi, diretora de Popularização da Ciência da UFMS, o show vai muito além do entretenimento, principalmente, pensando que o teatro Glauce Rocha está inserido no meio acadêmico – ambiente em que muitos jovens permanecem por anos para, em seguida, ganhar o mercado de trabalho.
“Receber esse projeto no Festival Mais Cultura é propor reflexão. Não é só música, é fomento cultural e espaço para questionar o papel da mulher na sociedade. O público sai tocado e, mais do que isso, provocado a refletir. A apresentação é aberta para o público em geral, mas queremos mobilizar os nossos jovens, meninas e meninos, que são o futuro da nossa sociedade”, pontua.
Companheiro de trabalho de longa data da artista, o percussionista Márcio Alves reforça a importância do projeto. “O que me motivou foi o compromisso da Ju com a música — com verdade, humildade e respeito. Em um meio ainda muito masculino, é um privilégio tocar sob a liderança de uma artista que inspira e abre caminhos”.
Depois da estreia em Campo Grande, o projeto segue para o interior, com a proposta de descentralizar o acesso à arte. Naviraí é a segunda cidade a receber o projeto, no dia 2 de outubro. Já no dia seguinte, 3 de outubro é a vez de Ponta Porã, e Aquidauana encerra a circulação, com data e local ainda a serem divulgados pela equipe de produção.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, por meio de edital via FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Setesc e Governo do Estado.
Bastidores – Apesar do tom de celebração musical, o projeto chama atenção para a dura realidade em que se insere Mato Grosso do Sul. Isso porque ele segue entre os estados com os maiores índices de feminicídio no País.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado este ano, o MS tem a segunda maior taxa nacional de violência contra a mulher, perdendo apenas para o Mato Grosso.
Para se ter uma ideia, só até este mês de setembro, já foram registradas 28 mulheres vítimas de feminicídio e 1.216 registros de violência doméstica com mulheres, conforme publicado no site Monitor de Violência Contra a Mulher. Informações sobre o projeto pelo Instagram (@jusouc.music).
Serviço:
Ju Souc Trio – Show de estreia no Teatro Glauce Rocha
Data: Terça-feira – 23 de setembro
Horário: Às 19h30
Local: Teatro Glauce Rocha (UFMS)
Endereço: Rua Ufms, S/N – Universitário, campus da UFMS – Campo Grande
Entrada gratuita | Classificação livre
Com informações da Assessoria
Foto: Evandro Sudre