Um morador de Campo Grande, idoso de 70 anos, procurou a Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso (MS) na manhã desta quarta-feira (16) para registrar um boletim de ocorrência após ser vítima de um golpe financeiro. O caso aconteceu na terça-feira (15), quando o comunicante recebeu uma ligação de um número desconhecido.
De acordo com o relato, a pessoa na linha se passou por sua gerente do Banco Bradesco, alegando que o cartão de crédito da vítima havia sido clonado e que transações não autorizadas estariam sendo realizadas. A suposta gerente solicitou informações pessoais e bancárias, além de orientar a vítima a seguir certos procedimentos para “garantir a segurança da conta”.
Confiando que se tratava de uma ligação legítima, o comunicante seguiu as instruções. Logo após, percebeu que seu aplicativo bancário havia sido bloqueado. Desconfiado da situação, ele entrou em contato diretamente com sua agência em Campo Grande e foi informado de que havia sido vítima de um golpe.
Segundo o boletim de ocorrência, foram realizadas duas transferências via PIX: uma no valor de R$ 15.129,99 e outra de R$ 10.099,55, ambas destinadas a uma conta de titularidade da Western Union Corretora. Além disso, houve duas tentativas de transferências nos valores de R$ 9.980,00 e R$ 9.900,00, que não se concretizaram.
A vítima também recebeu mensagens via SMS informando sobre duas compras no cartão de crédito, nos valores de R$ 19.900,00 e R$ 19.800,00, que ainda não constavam em seu extrato bancário no momento do registro.
A vítima informou que deseja apenas registrar o ocorrido para fins administrativos e foi orientada a retornar à sua agência bancária para adoção das providências cabíveis.
A Polícia Civil alerta para que a população redobre a atenção com ligações suspeitas e nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Em caso de dúvida, a recomendação é sempre procurar a agência bancária diretamente.
Fonte: Mikaela Loni