Em queda há sete semanas, os preços do arroz em casca levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) acumulam baixa de 21,3% desde o final de janeiro, voltando ao menor patamar desde 21 de outubro de 2022.
Segundo o Centro de Pesquisas, o cenário preocupa vendedores de forma geral, pois os custos totais de produção do cereal no Rio Grande do Sul são estimados na casa dos R$ 100 a saca de 50 quilos nesta temporada.
Preço do arroz
Ontem (25), o indicador do arroz em casca Cepea/Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga-RS) foi cotado a R$ 78,33 (cereal do tipo 1) – queda de 12,88% em comparação com o mesmo período do mês passado.
Diante dos fortes recuos, a liquidez segue baixa, ainda conforme pesquisas do Cepea. Vendedores, no geral, se mostram retraídos para novas negociações, mas a necessidade de caixa leva parte deles a ceder aos pedidos de compradores.
Quanto à colheita, as atividades continuam avançando, com relatos de talhões acamados ou mesmo de quebras acima do normal no beneficiamento.
Sobre o Cepea
O Cepea é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) e realiza pesquisas sobre a dinâmica de cadeias produtivas e também sobre o funcionamento integrado do agronegócio, o que abrange questões (transversais) de defesa sanitária, políticas comerciais externas e influência de novas tecnologias.