segunda-feira, 31 de março de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Preços do arroz caem para o menor patamar nominal desde outubro de 2022

Em queda há sete semanas, os preços do arroz em casca levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) acumulam baixa de 21,3% desde o final de janeiro, voltando ao menor patamar desde 21 de outubro de 2022.

Segundo o Centro de Pesquisas, o cenário preocupa vendedores de forma geral, pois os custos totais de produção do cereal no Rio Grande do Sul são estimados na casa dos R$ 100 a saca de 50 quilos nesta temporada.

Preço do arroz

Ontem (25), o indicador do arroz em casca Cepea/Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga-RS) foi cotado a R$ 78,33 (cereal do tipo 1) – queda de 12,88% em comparação com o mesmo período do mês passado.

Diante dos fortes recuos, a liquidez segue baixa, ainda conforme pesquisas do Cepea. Vendedores, no geral, se mostram retraídos para novas negociações, mas a necessidade de caixa leva parte deles a ceder aos pedidos de compradores.

Quanto à colheita, as atividades continuam avançando, com relatos de talhões acamados ou mesmo de quebras acima do normal no beneficiamento.

Sobre o Cepea

O Cepea é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) e realiza pesquisas sobre a dinâmica de cadeias produtivas e também sobre o funcionamento integrado do agronegócio, o que abrange questões (transversais) de defesa sanitária, políticas comerciais externas e influência de novas tecnologias.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas